Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 29.10.21

O Outro? O Nós! (III)

2021-10-27.png

No contexto da participação da Rede de Bibliotecas Escolares no Folio 2021, subordinado ao tema o Outro, publica-se série de artigos que serviram de base a encontros e workshops.

O Outro? O Nós! é uma história em seis partes, das quais se publicaram a primeira, a segunda e a terceira e hoje a quarta e a quinta - a sexta parte, a melhor, está por contar e nela todos somos protagonistas.

 

Parte 4

Porque a compreensão da dignidade humana se transforma continuamente, é histórica e os contornos universais/ uniformes não são suficientes para a reconhecer e proteger, reconhece-se na década de 90 e no cenário económico global, que a igualdade de direitos só se efetiva quando se respeitar, valorizar e intervir sobre as diferenças entre indivíduos, que carecem de exigências específicas de proteção. Na base da compensação das diferenças desvantajosas (assistência social, isenções e incentivos fiscais…) há aproximação à equidade. Este é um modelo não apenas universalista, mas de especificação de direitos humanos, segundo o qual a ação deve decidir-se em função das múltiplas discriminações/ vulnerabilidades/ barreiras a que o indivíduo está sujeito e que se intersetam (perspetiva intersectorial): classe e origem, cultura, género e orientação sexual, idade, religião, deficiência… Reconhecem-se novas e múltiplas agendas de direitos humanos que afirmam o direito de cada um à igualdade de oportunidades e a ser diferente: povos originários, LGBTIA+, refugiados, ecológicos, pacifistas…

 

Parte 5

Emerge um caminho alternativo de desconstrução das formas de poder e discurso tradicionais, invocando outras experiências, ideias, expressões, memórias, identidades, mundos sem fronteiras.

A interculturalidade crítica é o caminho a percorrer de relação e enraizamento da cultura ocidental que tem no centro a relação do eu com o outro, o nós – diverso, plural, sujeito de direitos humanos fundamentais, incluindo voz e representação no espaço público – e pode contribuir para a recuperação e transformação da sociedade cosmopolita do século XXI.

 

Fontes da imagem

SOS Racismo. (2021). Dicionário da Invisibilidade. https://www.sosracismo.pt/produto/dicionario-da-invisibilidade
Perez, C. (2020). Mulheres Invisíveis. https://relogiodagua.pt/produto/mulheres-invisiveis/

_____________________________________________________________________________________________________________________