O novo perfil de competências dos alunos
Público | foto de Nuno Ferreira Santos | |
São 10 as áreas de competências que passarão a nortear aquilo que um aluno deve conhecer quando chega ao fim da escolaridade obrigatória.
Não aos monólogos, sim à interacção! Esta será, em resumo, uma das consequências práticas em sala de aula que o Ministério da Educação (ME) espera alcançar com o novo perfil de competências de alunos, que se prepara para adoptar, segundo apontou o jurista Guilherme d’Oliveira Martins.
O também ex-ministro da Educação do PS, entre 1999 e 2000, presidiu ao grupo de trabalho a quem o ME encarregou de definir quais as competências que os alunos devem ter no final de escolaridade obrigatória até aos 18 anos. O documento foi apresentado neste sábado.
É preciso saber que estudante se quer antes de fazer uma revisão curricular“A assumpção de princípios, valores e competências-chave para o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória implica alterações de práticas pedagógicas e didácticas”, afirma-se no documento, que irá agora para consulta pública. E estas alterações, defende-se, passam em muito por recentrar o lugar do aluno na aprendizagem.
Por exemplo, criando na escola “espaços e tempos para que os alunos intervenham livre e responsavelmente” e também promovendo, “de forma sistemática, na sala de aula e fora dela, actividades que permitam ao aluno fazer escolhas, confrontar pontos de vista, resolver problemas e tomar decisões com base em valores”. Os professores, acrescenta-se, também deverão “abordar os conteúdos de cada área de saber associando-os a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural em que insere”.
Avaliação também muda
“Trata-se de um momento-chave porque o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos [aprovado em 2009 e concretizado a partir de 2012/2013] foi apenas um acto administrativo. A partir de agora passa a ser também um acto educativo que dá resposta à seguinte pergunta: porquê estar na escola até aos 18 anos?”, frisou o secretário de Estado da Educação, João Costa. (...)
Transcrição da notícia do jornal Público de 11/02/. Alterado o título.
Ler mais >>
Conteúdo relacionado:
- O saber não ocupa lugar (Guilherme de Oliveira Martins
- Guilherme d'Oliveira Martins: Ensino em sala tem de ser alterado ( Vídeo JN)
- Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (Direção Geral da Educação)
- Perfil dos Alunos para o Século XXI (estudo do Grupo de Trabalho sobre o "Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória")
- Nomeado grupo de trabalho para criar perfil de competências após 12 anos de escolaridade (Gov. PT - 2016)
- É preciso saber que estudante se quer antes de fazer uma revisão curricular (Público - 2016)
- Flexibilização de currículos ainda em 2017 (Antena 1)
- “Portugal tem de ter cuidado para educar as crianças para o seu próprio futuro e não para o nosso passado” (Observador)
- Currículos flexíveis nos ciclos iniciais de ensino já no próximo ano (Sapo 24)
- Despacho de homologação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - Diário da República n.º 143/2017, Série II de 2017-07-26
Conselho Nacional da Educação
- Que Competências para as Novas Gerações? (3 de março 2017)
- Que Competências para as Novas Gerações? [II] (5 de março de 2017)
Jaime Silva - Contribuição para o debate sobre o "Perfil dos Alunos para o Século XXI":
- “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” (13 de março de 2017)