O Estado da Literacia para os Media, na Educação, nos EUA | snapshot 2019
Os Media, campo de estudo interdisciplinar
Download | 2019 |
Introdução
Com décadas de bolsas no campo da alfabetização mediática, numerosos pesquisadores, educadores e advogados têm apelado à ampla implementação da alfabetização mediática na educação (Considine, 1990; Thoman & Jolls, 2004;Hobbs, 2010; De Abreu, 2018).
Desde 2015, a Associação Nacional de Educação para a Alfabetização em Media (NAMLE) cresceu, de cerca de 300 membros para mais de 5.000, mostrando uma expansão notável do interesse e procura da educação para os media.
Paralelamente com as preocupações crescentes sobre desinformação, os media e a alfabetização passaram para a vanguarda da atenção nacional.
Definida como a “capacidade de aceder, analisar, avaliar, criar, e agir, usando todas as formas de comunicação ”(NAMLE, 2014), a educação para os media é um campo interdisciplinar de estudo e maneira de ensinar, que chama a atenção para os aspectos sociais, políticos, económicos e culturais dos media e prepara ativamente estudantes e cidadãos para a crítica e a participação criativa na era digital.
[...]
Referência: Namle.net. (2019). Retrieved 13 November 2019, from https://namle.net/wp-content/uploads/2019/06/SOML_FINAL.pdf
Conteúdo relacionado:
- ¿Cuál es el estado de la alfabetización digital en los Estados Unidos? 2019 | pew research center