Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 13.11.19

O Estado da Literacia para os Media, na Educação, nos EUA | snapshot 2019

Os Media, campo de estudo interdisciplinar

literacia1.png

Download | 2019 |

Introdução

Com décadas de bolsas no campo da alfabetização mediática, numerosos pesquisadores,  educadores e advogados têm apelado à ampla implementação da alfabetização mediática na educação (Considine, 1990; Thoman & Jolls, 2004;Hobbs, 2010; De Abreu, 2018).

Desde 2015, a Associação Nacional de Educação para a Alfabetização  em Media (NAMLE) cresceu, de cerca de 300 membros para mais de 5.000,  mostrando uma expansão notável do interesse e procura da educação para os media.

Paralelamente com as preocupações crescentes sobre desinformação, os media e a alfabetização passaram para a vanguarda da atenção nacional.

Definida como a “capacidade de aceder, analisar, avaliar, criar, e agir, usando  todas as formas de comunicação ”(NAMLE, 2014), a educação para os media é um campo interdisciplinar de estudo e maneira de ensinar, que chama a atenção para os aspectos  sociais, políticos, económicos e culturais dos media e prepara ativamente estudantes e cidadãos para a crítica e a participação criativa na era digital.

[...]

Referência:  Namle.net. (2019). Retrieved 13 November 2019, from https://namle.net/wp-content/uploads/2019/06/SOML_FINAL.pdf

 

Conteúdo relacionado:

 



_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0