O ensino a distância na escola | etapas e plataformas
Ensinar e aprender online
imagem Burst
A maior parte das escolas dispõe de plataformas de gestão de aprendizagem (Moodle, Google Classrom, ...) que são excelentes meios para disponibilizar recursos educativos.
Caso os professores/educadores desejem implementar o ensino a distância, podem seguir as seguintes etapas:
1. Disponibilização de conteúdos (em diferentes formatos) das diferentes áreas curriculares;
2. Criação de percursos educativos, por área disciplinar e ano de escolaridade;
3. Dinamização de atividade que que possam ser realizadas de forma autónoma e que permitam a aplicação / experimentação / reescrita / produção por parte dos alunos;
4. Implementação de momentos de avaliação formativa e de autoavaliação. Aqui sugere-se a plataforma Socrative que permite a elaboração de questionários, que são resolvidos pelos alunos ao seu próprio ritmo e cujo feedback é dado automaticamente.
Ao longo destas etapas, é fundamental que o professor marque sessões online, síncronas, isto é em tempo real, para que os alunos possam interagir com o docente e com os colegas, partilhando aprendizagens, dúvidas, problemas e até conquistas. A plataforma que se sugere é o Zoom, pois basta o acesso ao link enviado pelo professor para o aluno poder entrar na sala. Permite 40 minutos de interação, o que é apropriado para este tipo de sessão. O professor pode partilhar o seu écran com os alunos e podem trocar ficheiros. Caso o aluno necessite de um acompanhamento mais próximo, esta continua a ser a melhor ferramenta para o efeito e, no caso de 2 participantes, não existe a limitação de tempo.