Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 22.05.25

“Newton Gostava de Ler” no concelho de Torres Vedras

1.jpg

O projeto “Newton Gostava de Ler” está a decorrer pela primeira vez, este ano letivo, no concelho de Torres Vedras, graças à parceria e apoio do Serviço Educativo Quero Ser Cientista, da Divisão da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da promoção da literacia científica em meio escolar, aliando ciência, leitura e criatividade, e resulta de uma colaboração entre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

O projeto visa estimular o interesse pela ciência através da leitura e desafia as bibliotecas escolares a promoverem atividades que cruzem o universo científico com o literário. Através da utilização de kits pedagógicos, propostas de leitura e desafios experimentais, pretende-se envolver os alunos numa aprendizagem ativa, significativa e interdisciplinar.

No concelho de Torres Vedras, foi adquirido, para arranque, o Kit 3, 2, 1... Lançar Sonda na Biblioteca !, que tem circulado por várias escolas do concelho, onde têm sido dinamizadas diversas sessões com alunos desde o 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) ao 3.º ciclo, promovendo o contacto direto com atividades científicas e a articulação com o currículo escolar:

O impacto destas sessões tem sido muito positivo, tal como partilhou um dos professores bibliotecários dinamizadores:

“Mal tinham terminado as sessões, já me perguntavam quando iria fazer outra do mesmo género.”

Como parte da implementação do projeto, os professores bibliotecários do concelho participaram num workshop de formação, dinamizado no dia 17 de dezembro de 2024, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. A sessão foi conduzida pelos formadores da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, entidade responsável pela conceção e dinamização do projeto a nível nacional.

Durante a sessão, os participantes exploraram o conteúdo do kit, realizaram atividades práticas e discutiram formas de articulação com os currículos e com o plano de atividades das bibliotecas escolares.

Para apoiar a dinamização do projeto nas escolas, foi também disponibilizada uma proposta complementar de preparação das leituras por parte da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, com o objetivo de enriquecer a experiência dos alunos e fomentar a interdisciplinaridade entre ciência e literatura.

O entusiasmo gerado pelas sessões, o interesse demonstrado pelos alunos e o envolvimento ativo dos professores bibliotecários confirmam o enorme potencial do projeto “Newton Gostava de Ler” para transformar a forma como a ciência e a leitura se cruzam no contexto educativo.

Este é um exemplo claro de como a colaboração entre instituições, a inovação pedagógica e o investimento em recursos educativos de qualidade podem fazer a diferença na aprendizagem dos alunos, despertando curiosidade, espírito crítico e gosto pela descoberta.

Que este projeto continue a inspirar novas leituras, novas experiências e muitos mais lançamentos — de sondas, de ideias e de futuros cientistas-leitores nas nossas escolas!

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0