Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




É bom lembrar que saber ler não é uma opção na nossa espécie. Ler é uma condição para fazer parte da vida em sociedade.

 

Saber ler não é instinto. Curiosidade é, em qualquer espécie animal. Movidos pela curiosidade podemos ser levados a ler. E escrever para narrar nossas descobertas.

 

E para o que não há receita, a “receita” é: ler para crianças desde sempre, por afeto e por direito.

 

Isto porque, no caso da nossa espécie, mundos inteirinhos são narrados ou inventados pela palavra, sendo que desde o dia em que há uns 6 mil anos atrás os sumérios organizaram tudinho na chamada escrita cuneiforme nos tornamos a única espécie viva na Terra a seguir pensando, imaginando e escrevendo, e lendo, e pensando, e escrevendo num ciclo sem fim. De histórias de ninar à teoria das espécies passando por romances, nanotecnologia e bibliografias históricas, seja para tratar de revoluções, criar e partilhar utopias nós escrevemos e, para saber o que está escrito, lemos.

(...)

Ler mais >>

 

Referência: A importância de ler para crianças desde sempre, por afeto e por direito. (2019). Euquerominhabiblioteca.org.br. Retrieved 31 March 2019, from http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/2019/03/a-importancia-de-ler-para-criancas-desde-sempre-por-afeto-e-por-direito/

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor