Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 28.10.25

Nasceu o Ponto Biblioteca da EB de Caia

Nasceu o Ponto Biblioteca da EB de Caia.png

No dia 14 de outubro, a Escola Básica de Caia inaugurou o seu Ponto Biblioteca, um novo espaço dedicado à leitura e ao encontro com os livros.

iniciativa insere-se no programa “Ponto Biblioteca” da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que visa promover a leitura e o acesso ao livro, incrementar a leitura recreativa, melhorar a fluência leitora, reduzir assimetrias e apoiar o desenvolvimento do currículo, incluindo o Português como Língua Não Materna. O novo espaço foi possível graças à colaboração entre a RBE, o Agrupamento de Escolas José Régio, a Câmara Municipal de Portalegre e a Junta de Freguesia da Urra, que apoiaram a aquisição de fundo documental, mobiliário, tapetes e almofadas, tornando o ambiente acolhedor e convidativo. 

A constituição do fundo documental resultou de verbas obtidas em candidaturas à RBE e de generosas doações de famílias dos alunos, reforçando o espírito de partilha e comunidade que caracteriza esta escola. Apesar de pequena — com apenas duas turmas —, a EB de Caia mostra que o tamanho não define a grandeza dos projetos. A inauguração do Ponto Biblioteca foi um momento de festa e envolvimento coletivo. Contou com a presença e colaboração de vários parceiros locais, entre eles a APPCDM de Portalegre, cujos utentes dramatizaram uma história, encantando todos os presentes. As professoras da escola também contaram uma história, e o professor de expressão musical apresentou uma canção original escrita para a ocasião, celebrando a importância de ler e de ter agorauma “mini biblioteca” sempre à disposição.

Mais do que um espaço físico, o Ponto Biblioteca da EB de Caia é um ponto de encontro entre alunos, professores e comunidade, onde os livros passam a estar ao alcance de todos e a leitura ganha um novo significado — o de partilha, inclusão e descoberta.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0