Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 09.04.24

«Narrativas Matemáticas»: Oficinas de escrita

2024-04-09.png

Considerando a escrita como um processo para promoção da aprendizagem transversal e interdisciplinar, a mesma deve ser encarada como competência a trabalhar na generalidade das disciplinas, em todos os níveis de ensino. É por isso muito importante a criação de cenários de aprendizagem pelo professor de uma área curricular/ conselho de turma em articulação com a biblioteca escolar.

Na sequência da articulação entre o Departamento de Matemática e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Bom Sucesso, concelho de Vila Franca de Xira, foram realizadas, no presente ano letivo (2023-2024) diversas sessões com turmas dos 2.º e 3.º ciclos como forma de inspiração para as criações a serem concebidas no 2.º período em sala de aula:

  • Atendendo ao facto de os alunos do 5.º ano (turmas A, B, C e D) irem construir contos no âmbito da matemática, foi lida e explorada a obra O rapaz que tinha zero em Matemática, de Luísa Ducla Soares.

  • Como os alunos do 6.º ano (turmas C e D) produziram poesias matemáticas, foram lidos e explorados poemas da obra Versos quase matemáticos, de João Pedro Messéder.

  • Com os alunos do 7.º ano (turmas A, B; C e D) e com os do 8.º ano (turmas A, B e D), foram primeiramente salientadas dicas de como escrever uma notícia e, de seguida, foi proposta a elaboração conjunta de uma notícia matemática, com recurso à ferramenta digital fodey.com.

No 2.º período, depois de criadas as notícias, poesias ou contos, cada turma aderente selecionou a melhor criação e, por sua vez, um júri elegeu a melhor de cada categoria/ ano de escolaridade. Os textos vencedores foram lidos aos alunos do 1.º ciclo, aquando da semana do Leitura/ comemoração do Dia do PI.

Além de jogos e atividades diversas, foram, foram dados a conhecer os vencedores do Concurso «Narrativas Matemáticas» por categoria/ ciclo de ensino e que podem ser lidos em https://www.calameo.com/read/0074054081b5b20c13e23.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0