Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 01.04.16

Na Internet o Dia das Mentiras pode ser todos os dias

internet.png

escolavirtual.pt

por Luís Pereira

 

Se está na net, não significa necessariamente que seja verdade. Conspirações, celebridades que morrem, imagens manipuladas, traduções erróneas em vídeos, entre outros, fazem parte dos conteúdos que encontramos na Internet.

 

Considerando que se trata de uma fonte de informação absolutamente relevante, convém estar atento e alertar os mais pequenos para importância de usarmos de uma certa desconfiança sempre que estamos online. Muitos desses enganos acontecerão porque alguém iniciou um boato mais ou menos inócuo, mas outros são o resultado de manipulações com algum interesse escondido.

O Google, o motor de busca mais popular nas nossas pesquisas, é mais complexo do que aparenta, permitindo buscas sobre um assunto, por exemplo, em jornais ou limitar a pesquisa a artigos científicos. Quanto melhor se conhecer essas ferramentas, bem como a sua lógica, melhor uso podemos fazer da informação que nos chega. Na verdade, compreender a forma como a web se organiza, e como pode ser manuseada, representa uma importante vantagem no nosso mundo, onde a informação, consumida e partilhada, é cada vez mais um fator crítico.

No final do ano passado, um relatório da entidade reguladora dos media do Reino Unido dava conta de que somente cerca de 30% dos jovens inquiridos era capaz de distinguir um anúncio de um link relevante numa pesquisa no Google. Dados como este revelam que, para além do acesso, as crianças precisam de ser instigadas a estar atentas aos detalhes quando fazem pesquisas na internet. Seguem-se alguns tópicos de conversa para ajudar as crianças a compreender como funciona a web. (...)

 

Ler mais >>

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0