Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 18.05.23

Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar

2023-05-18 pq.png

1. Nova definição de museu

 No âmbito da 26.ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus/ International Council of Museums (ICOM) - Praga, República Checa, 24. ago. 2022 - foi aprovada uma nova definição de museu, em linha com os princípios da inclusão, participação da comunidade e sustentabilidade:

"um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativo e ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o património material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos" [2].

Portugal faz parte do ICOM - Luís Raposo é o representante nacional do seu Conselho Executivo

2. Dia Internacional dos Museus 2023

A visão do museu voltado para responder aos grandes problemas da atualidade está subjacente ao tema apresentado pelo ICOM para o Dia/ Noite Internacional dos Museus, que se comemora, respetivamente, a 18/ 13 de maio: Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar.

Sobretudo desde 2020 as celebrações destes eventos têm apoiado a realização da Agenda 2030 - lembramos os temas das três edições anteriores:

  • 2022 - “O Poder dos Museus“ para o Desenvolvimento;
  • 2021 - “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”;
  • 2020 - "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão".

Em 2023 o tema foca-se em três Objetivos: ODS 3. Saúde e bem-estar globais (Pessoas), ODS 13. Ação Climática e ODS 15. Vida na Terra (Planeta).

Celebrado anualmente, o Dia Internacional dos Museus foi organizado pela primeira vez em 1977 pelo ICOM.  

O programa nacional de atividades do Dia e da Noite dos Museus [3] inclui visitas com informação em braile e língua gestual para todos os visitantes, programas em parceria com as populações residentes, peddy-papers, exposições, concertos, conferências e muitas outras atividades de qualidade e inteiramente gratuitas.

Ibermuseus, programa de cooperação para mais de dez mil museus da Ibero-América e que integra Portugal, lançou este mês o “Guia de Autoavaliação em Sustentabilidade de Museus: uma ferramenta exclusiva e inovadora para promover práticas sustentáveis” para que os museus possam fortalecer o seu impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. Trata-se de um instrumento de autoavaliação/ diagnóstico – acessível e gratuita para todos os museus ibero-americanos - que permite a cada museu conhecer o nível em que se encontra, de acordo com as quatro vertentes da sustentabilidade - económica, social, ambiental e cultural – e tendo por base “55 indicadores que formam um conjunto de questões relacionadas com as funções primárias dos museus: educação, preservação, comunicação e investigação; e uma quinta função transversal que é a governança”. Participaram na construção do Guia profissionais de museus dos 12 países ibero-americanos da Mesa Técnica de Sustentabilidade do Ibermuseu [4].

3. Em maio há outras efemérides no âmbito das artes

De 20 a 26 de maio comemora-se a Semana Internacional de Educação Artística (UNESCO) e a página oficial destaca:

“Hoje, as habilidades, valores e comportamentos promovidos pela educação artística são mais importantes do que nunca. Essas competências - criatividade, colaboração e solução imaginativa de problemas - desenvolvem resiliência, nutrem a valorização da diversidade cultural e da liberdade de expressão e cultivam habilidades de inovação e pensamento crítico. Como vetor de diálogo no sentido mais elevado, a arte acelera a inclusão social e a tolerância em nossas sociedades multiculturais e conectadas” [5].

A Aliança Mundial para a Educação das Artes solicita contribuições que ajudem a mapear atividades ou projetos de educação artística em todo o mundo [6].

No âmbito da Noite Europeia dos Museus/ Nuit Européenne des Musées de 13 de maio, da iniciativa do Ministério da Cultura em França - UNESCO e a ICOM são parceiras - realiza-se La classe, l'oeuvre! que visa o enriquecimento da formação artística e cultural de alunos de todos os níveis de ensino. Com a ajuda dos seus professores, constroem um projeto de educação artística e cultural, a partir do estudo de uma obra de arte ou elemento da coleção, dos museus franceses e nesta Noite partilham o trabalho, realizado ao longo do ano, com os visitantes. O objetivo é tornarem-se atores e transmissores do património local e nacional e reforçar parcerias entre escolas e museus [7].

4. Museus, palácios e monumentos, parceiros privilegiados da biblioteca

Há uma ligação privilegiada das escolas – e suas bibliotecas – aos museus porque, conforme defende Fátima Roque, Diretora do Departamento de Museus Monumentos e Palácios da Direção-Geral do Património Cultural. o seu papel não é promover o entretenimento, mas provocar o questionamento, a reflexão crítica, a formação, valores e até a intervenção cívica na comunidade em ligação às suas coleções, bem como às grandes interrogações do nosso tempo [8].

Totalmente em linha com a nova definição de Museu do ICOM e com o tema deste ano, a Rede de Bibliotecas Escolares publicou um conjunto de informações, que incluem orientações, fontes, exemplos acessíveis a todos que podem ser postos em prática pelas bibliotecas escolares em articulação com os museus locais, divulgando, recriando ou expandindo e fazendo perdurar na memória da comunidade as coleções do património de proximidade.

Outras fontes RBE:

UNESCO: Mondialcult 2022

IFLA: Direitos Culturais

Artes e património com a biblioteca escolar

Referências

  1. Conselho Internacional de Museus. (2022, 10 dez.). Museus, Sustentabilidade e Bem-estar. Dia Internacional dos Museus 2023. Portugal: ICOM. https://icom-portugal.org/2022/12/10/museus-sustentabilidade-e-bem-estar-dia-internacional-dos-museus-2023/
  2. Conselho Internacional de Museus. (2022, 30 set.). Nova Definição de Museu. Portugal: Portal. https://icom-portugal.org/2022/09/30/nova-definicao-de-museu-2/
  3. Direção Geral do Património Cultural. (2023, 13/ 18 maio). Noite e dia internacional dos museus. Portugal: DGPC. https://w3.patrimoniocultural.pt/museus2023
  4. (2023, 10 mai.). Guia de autoavaliação em sustentabilidade de museus. Lisboa: Ibermuseus. http://www.ibermuseos.org/pt/
  5. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization . (2023). International Arts Education Week. Paris: UNESCO. https://www.unesco.org/en/weeks/arts-education
  6. IDEA, InSEA, ISME, WDA. (2023). World Alliance for Arts Education. https://www.waae.online/waae_arts_education_week_2023.html
  7. Réseau Canopé. (2023). La classe, l'oeuvre! France: CANOP. https://www.reseau-canope.fr/la-classe-loeuvre/accueil.html
  8. Antena 1. (2023, 15 mai.). Uma Noite em Forma de Assim (Ep. 70). Portugal: RTP Play. https://www.rtp.pt/play/p10960/uma-noite-em-forma-de-assim#collapse-text-program

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________________