Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 15.05.23

Município de Gavião: trabalho conjunto entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar

Gavião pq.png

O trabalho conjunto entre as bibliotecas municipais e as escolas são de extrema importância, pois trazem benefícios para os alunos, professores e toda a comunidade.

A cooperação entre estas instituições amplia o acesso dos alunos a recursos disponíveis, proporcionando um acervo mais diversificado e atualizado, além de promover a leitura e o hábito de frequentar bibliotecas.

Imagem1.jpg

As redes concelhias ao trabalharem em conjunto, partilham recursos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos seus utilizadores e esta partilha favorece também a otimização dos recursos financeiros, humanos e materiais, proporcionando a realização de projetos que não seriam possíveis se cada biblioteca trabalhasse de forma isolada.

No Município de Gavião o Festival LIGA-TE , Festival de Literatura e Ilustração de Gavião, Festival de Literatura e Ilustração de Gavião só foi possível graças à colaboração existente entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar. Este Festival teve a duração de quatro dias, com atividades direcionadas para o publico escolar, para as IPSS do concelho, para a comunidade em geral e também para professores e bibliotecários.

A Rede de Bibliotecas de Gavião dispõe de várias atividades centradas na promoção da literacia e que vão ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável, como clubes de leitura, de escrita criativa, exposições, oficinas, concursos de leitura, entre outros, aproximando a leitura à comunidade. 

O nosso catálogo coletivo é uma mais-valia para os utilizadores, alargando a diversidade de livros, de periódicos e outros recursos disponíveis para consulta e empréstimo. Num território tão pequeno como o concelho de Gavião faz todo o sentido trabalhar em conjunto, só assim é possível conseguir ter uma programação que vá ao encontro das necessidades dos nossos munícipes.

A articulação entre as bibliotecas é salutar, pois promove a integração da comunidade, permite ser um espaço de ligação para a realização de atividades culturais, partilha de saberes e de recursos. Criam-se laços mais fortes com a comunidade, oferecendo novas vivências e aprendizagens, contribuindo para a criação de um ambiente mais colaborativo, decisivo para o desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento e da Informação.

Ana Lucas
Bibliotecária Municipal

_____________________________________________________________________________________________________________________