Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Miúdos a Votos | Voto eletrónico

A votação vai ser feita online

16.04.20

Nos Miúdos a Votos deste ano, a votação vai ser feita online. Descobre as diferenças em relação ao voto tradicional

video.png

Carla Luís, membro da Comissão Nacional de Eleições, diz que muitas vezes lhe perguntam, quando vai às escolas, porque é que em Portugal não votamos pela internet. Ela explica:

«Em primeiro lugar o voto deve ser pessoal: quando se vota pela internet não temos certeza de quem está a votar.
Alguém pode usar os teu códigos, ou entrar no teu computador e votar por ti… numas eleições políticas isto seria complicado, e todos ouvimos histórias de ataques informáticos.
Os estudos não demonstram que mais pessoas passem a votar se o voto for pela internet.
Mas o voto pela internet é apenas uma modalidade de voto electrónico, ou seja, formas de votar que não são através de um boletim de voto em papel.
Existem muitas formas de voto electrónico, com máquinas e sistemas muito diferentes. Países como o Brasil ou a Estónia usam, mas a maioria não.
Em Portugal foi testado recentemente, em Évora, nas eleições para o Parlamento Europeu. Mas não está pensado aplicar-se em geral. O voto electrónico tem grandes desafios, como o custo das máquinas! e a tecnologia adequada.
Também é preciso que as pessoas confiem – mesmo aquelas que habitualmente não usam tecnologia (alguns avós, pessoas idosas, ou outras) – pois o voto é um direito universal!
É preciso que o sistema seja auditável e se possa ter certeza de tudo o que se passou dentro máquina, mas sem pôr em causa o segredo do voto – outro aspeto essencial.
Bom, o voto electrónico dava muita conversa. Há muita discussão e não se chegou a nenhuma conclusão de como será o melhor sistema.
Por estes e outros motivos, em Portugal votamos em papel, o modelo clássico.

No Miúdos a Votos, e dadas as circunstâncias, vamos inovar!

Para conseguir fazer a votação este ano, e mesmo não sendo perfeito, vamos votar pela internet.»

 

Referência: Visão | Voto eletrónico. (2020). Visão. Retrieved 16 April 2020, from https://visao.sapo.pt/visaojunior/2020-04-16-voto-eletronico/

 

 

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor