Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 06.02.24

Missão: Democracia

2024-02-06.png

Para muitos, 2024 apresenta-se como o ano de todas as eleições. Na Europa irá haver eleições para o Parlamento Europeu, nos Estados Unidos e na Rússia acontecerão eleições presidenciais, no Reino Unido e na Índia também haverá eleições como em muitos outros países. Há eleições agendadas em mais de 60 países de todo o mundo, o que significa que haverá um número muito significativo de pessoas a votar, cerca de metade da população mundial. Em Portugal haverá eleições regionais, legislativas e europeias.

Votar é um dever cívico, um ato de liberdade. Todos deveremos exercê-lo. Neste ano de todas as eleições, há que ler e dar a ler livros sobre a democracia, os direitos e deveres, a liberdade e o pleno exercício de cidadania. É neste contexto que consideramos pertinente a partilha de uma nova coleção de livros-álbum informativos sobre a temática.

Imagem1.jpg

A Edições da Assembleia da República publica uma coleção intitulada Missão: Democracia dedicada aos mais jovens (e não só) que explora “conceitos abstratos como «democracia» ou «liberdade» e, por outro, particularizam-se instrumentos democráticos como «lei» e «eleições». Os temas propostos são uma espécie de percurso através de conceitos e valores essenciais que refletem a imagem da própria instituição enquanto Casa da Democracia.”[i]

São doze os títulos que constituem a coleção para a qual foram convocados escritores e ilustradores portugueses de várias gerações e sensibilidades artísticas, Dora Batalim Sottomayor é a consultora da coleção. Esta coleção é uma homenagem à Democracia em Portugal que nasceu há 50 anos, é por isso, também, uma homenagem aos 50 anos do 25 de abril.

Imagem2.jpg

O primeiro título da coleção é A Melhor Amiga da menina República, com texto de Isabel Zambujal e ilustrações de Bernardo P. Carvalho, que nos recordam o 1 de fevereiro de 1908, horas antes do regicídio e, de um modo brevíssimo, os conflitos e lutas que os republicanos travaram para libertar o país da monarquia. Os leitores são transportados ao dia 5 de Outubro de 1910 quando a “República conquistou o poder. E com a Democracia, a sua melhor amiga, partilhou sonhos e triunfos.” Ao longo das páginas do livro a Menina República partilha as suas vivências nesses dias, meses e anos de mudança com a Democracia, a sua melhor amiga. Muitas foram as mudanças: nas escolas e universidades, no desporto, a liberdade de impressa e o direito à informação, novas leis, novos símbolos, como a uma bandeira, um hino e uma moeda. Não são esquecidos grandes nomes republicanos, de mulheres e homens, que desempenharam um papel importante na vida da Menina República.

Outros títulos da coleção já publicados:

  • Voltas e Reviravoltas, de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Mantraste (ilust.)
  • Leva-me ao teu Líder, Afonso Cruz e Mariana Rio (ilust.)
  • Fantasmas, Bananas e Avestruzes, de Catarina Sobral (texto e ilust.)
  • E se fôssemos a votos?, de Luísa Ducla Soares e Rachel Caiano ( ilust.)

 

[i] In - ver mais em https://livraria.parlamento.pt/collections/missao-democracia

_____________________________________________________________________________________________________________________