Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




MAR-ROMERA.jpg

Fonte: https://www.magisnet.com/2020/09/mar-romera-los-ninos-deberian-seguir-matriculados-en-el-curso-anterior-al-menos-una-semana/

 

Num discurso cheio de histórias e metáforas, Mar Romera, professora e especialista em inteligência emocional, afirma perentoriamente que não quer voltar à normalidade que havia antes da Covid-19. Quer, sim, voltar para uma escola melhor e diferente, que desenha situações de aprendizagem, não situações de ensino. Acredita que o ano de 2020 irá marcar o início do século XXI na Educação em Espanha.

Em intervenções recentes em vários meios de comunicação, Mar Romera defende que o momento atual mostrou que temos de passar do paradigma da evolução para o da revolução. “¿Qué quiere decir esto? Pues es sencillo, evolucionamos cuando somos capaces de contestar a preguntas; revolucionamos cuando somos capaces de hacernos nuevas preguntas.” 

Mas o que reivindica para essa nova escola? Reivindica a autonomia pedagógica e a participação ativa das crianças nas estruturas de decisão. Reivindica uma revolução no sistema: romper com grupos organizados por turmas, com o conceito de classificação, com uma educação padronizada. Reivindica que se abandone o ensino por disciplinas e se salte da interdisciplinaridade para a transdisciplinaridade. Reivindica que todos os espaços da escola se transformem em espaços de aprendizagem: que os corredores sejam utilizados como locais de reunião para pequenos grupos, as salas de aula e os átrios, como refeitórios, os jardins e recreios, como salas de aula. 

La buena Educación no tiene robots. Por más que echemos mano de elementos que nos ayuden, la Educación, como le pasa a un buen cocinero, tiene mucho de intuición. Un cocinero puede ayudarse por distintos utensilios, pero se vale de su saber hacer. Sin embargo, lo que mucha gente quiere de la escuela es un libro de recetas para hacer todos los platos iguales. Y eso en la Educación no funciona.” 

E os professores? Em primeiro lugar, é preciso modificar radicalmente a formação inicial. Repete várias vezes que os professores não ensinam o que sabem, mas, sim, o que são. “La escuela del siglo XXI es la escuela del ser y no la del saber y esto requiere de un profesorado que no pare de crecer y de estar en un modelo de ser consciente.” As escolas precisam de professores que tenham os cinco sentidos apurados, sentido de humor e muito bom senso. Devem proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem para construírem o seu autoconceito num espaço seguro para errar e fracassar.

Quando tinha cinco anos, plantou uma nogueira com o avô. Quando se preparavam para regressar a casa, perguntou: “Então e as nozes? Onde estão?”. A resposta do avô surpreendeu-a: “Eu não vou comer estas nozes. Não sei se tu as vais comer. Mas espero que os teus filhos as comam”. Anos mais tarde, percebeu que assim é a profissão docente. Um investimento a longo prazo.
 
Mar Romera é autora do modelo pedagógico ‘Educar con tres C’s (capacidades, competencias y corazón)’ e diretora da Asociación Pedagógica Francesco Tonucci. Publicou os seguintes livros: La asamblea de clase: una experiencia de Infantil a Secundaria (2009), La familia, la primera escuela de las emociones (2017) e La escuela que quiero. En busca del sentido común: pedagogía contada desde el suelo (2019).

 

Fontes:

BBV Aprendemos Juntos. (2018, janeiro 31). Versión completa: “Las emociones no se aprenden por apuntes, hay que vivirlas”. Mar Romera, maestra [Vídeo]. Youtube.  https://www.youtube.com/watch?v=_rhH5dQr8S8

Campus Party Spain. (2020, julho 11). Mar Romera: "¡No quiero NORMALIDAD!" [Vídeo]. Youtube.  https://www.youtube.com/watch?v=6v-mqu86LBE

Moreno, M. (2019). Mar Romera: “La escuela del siglo XXI es la del ser y no la del saber”. Acedido em 9 outubro 2020, disponível em https://www.educaciontrespuntocero.com/entrevistas/mar-romera-la-escuela-que-quiero/

RT en español. (2019, abril 09). Mar Romera: "Mi padre fue a la escuela para aprender a leer, mis hijas van para aprender a vivir [Vídeo]. Youtube.  https://www.youtube.com/watch?v=Yj353RgTrWc

Salazar, A. (2020). Mar Romera: “No quiero una vuelta a la normalidad; quiero una escuela mejor y diferente” - Magisnet. Acedido em 13 outubro 2020, disponível em https://www.magisnet.com/2020/09/mar-romera-los-ninos-deberian-seguir-matriculados-en-el-curso-anterior-al-menos-una-semana/

Etiquetas:


1 comentário

Imagem de perfil

De Ana D. a 22.10.2020 às 12:07

Obrigada pela partilha! Concordo em absoluto!
É esta a escola que quero!

Comentar post



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor