Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 24.01.23

Metaverso vs Realidade

2023-01-24 PQ.png

Todos os anos, no segundo dia, da segunda semana do segundo mês do ano assinala-se mundialmente o Dia da Internet Mais Segura, uma iniciativa liderada em Portugal pelo Consórcio Centro Português de Internet Mais Segura (PT SIC), de que a Rede de Bibliotecas Escolares é parceira.

Sendo a literacia dos media uma área de trabalho fundamental para as bibliotecas escolares, tradicionalmente estas aderem à iniciativa com grande entusiasmo, dinamizando nas suas comunidades múltiplas ações, sempre perseguindo o objetivo que congrega numerosos parceiros: ajudar a tornar a Internet um lugar melhor e mais seguro: JUNTOS POR UMA INTERNET MELHOR. A Rede de Bibliotecas Escolares apela a todas as bibliotecas que desenvolvam atividades no âmbito desta atividade a que registem a sua participação na página do Portal RBE dedicada à ação.

Este ano, o Centro Internet Segura definiu como tema para as reflexões Metaverso vs Realidade. A Rede de Bibliotecas Escolares aderiu à sugestão e disponibiliza quatro novos planos de aula para abordar a temática com alunos dos vários ciclos de ensino, integradas no âmbito das atividades de aplicação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

Sabendo-se que se trata de um conceito que ainda levanta muitas dúvidas junto do cidadão comum, publicaremos uma série de artigos sobre a matéria, entre hoje e 7 de fevereiro, como contributo para este desígnio comum de transformar a internet em algo melhor.

Lembramos que já dedicámos a nossa atenção ao metaverso, precisamente no Dia da Internet Mais Segura 2022, quando publicámos o artigo Metaverso... uma tecnologia que veio para ficar, cuja (re)leitura aconselhamos.

Hoje, faremos uma clarificação do conceito e da sua história

O que é o Metaverso?

 O metaverso é o que muitas pessoas acreditam ser, inevitavelmente, o futuro da internet: um universo virtual tridimensional, único, partilhado, imersivo e persistente, onde os humanos experimentam a vida de maneiras que não poderiam no mundo físico.

Imagina-se uma coleção de ambientes virtuais interconectados onde os utilizadores interagem fazendo-se representar por avatares – um mundo virtual onde biliões de pessoas vivem, trabalham, compram, aprendem e interagem umas com as outras – tudo a partir do conforto de seus sofás no mundo físico.

Neste mundo, os ecrãs de computador que usamos hoje para nos ligarmos a uma rede mundial de informações expandem-se e tornam-se portais multipresentes para um mundo virtualpara um mundo virtual 3D que é palpável, como a vida real, mas maior e melhor. Fac-símiles digitais de nós mesmos movem-se livremente de uma experiência para outra, representando as nossas identidades e o nosso dinheiro.

No centro do metaverso está a combinação de realidade aumentada com realidade virtual. A realidade aumentada é caracterizada por imagens geradas por computador sobrepostas sobre situações do mundo real, seja num telefone ou com óculos que nos permitem ver através do ecrã. A realidade virtual acontece quando se está totalmente imerso num mundo 3D gerado por computador.

Algumas das tecnologias que permitem acesso a esse mundo alternativo, como capacetes de realidade virtual e óculos de realidade aumentada, estão a evoluir rapidamente, mas outras componentes indispensáveis do metaverso, como largura de banda adequada ou padrões de interoperabilidade, ainda não se sabe quando e se se materializarão.

Apesar de todas as conversas que se vêm fazendo à sua volta, o metaverso ainda não existe verdadeiramente. No entanto, vemos as grandes empresas tecnológicas empenhadas em investir de forma séria nessa tecnologia o que indicia que a questão não é se o metaverso se vai concretizar, mas quando.

História do metaverso

Embora o conceito esteja ainda a surgir, não é novo: foi utilizado pela primeira vez em 1992, pelo escritor de ficção científica norte-americano Neal Stephenson, no seu livro Snow Crash (em português Samurai: Nome de código).

Nesta linha do tempo poderá ver as principais datas associadas ao conceito:

História do metaverso.png

De que forma(s) irá o metaverso transformar as nossas vidas? Que novos desafios trará à espécie humana?


Bibliografia

  1. Bahl, A. (2022, 13 de setembro). Metaverse for kids: The ultimate guide for parents and children. https://www.iamexpat.nl/education/education-news/metaverse-kids-ultimate-guide-parents-and-children
  2. ConnetSafely. (s.d.). Metaverse and Virtual Reality Safety Tips for Parents. https://www.connectsafely.org/metaverse-and-vr-tips-for-parents/
  3. Tucci, L. (2022, 18 de novembro). What is the metaverse? An explanation and in-depth guide. TechTarget. https://www.techtarget.com/whatis/feature/The-metaverse-explained-Everything-you-need-to-know

_____________________________________________________________________________________________________________________