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Blogue RBE

Ter | 31.01.23

Metaverso: o melhor de vários mundos?

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Embora, como dissemos no artigo aqui publicado em 24.01, o metaverso ainda não exista verdadeiramente, ele já está presente de várias maneiras, em diferentes áreas da atividade humana. Ainda não vivemos no metaverso, mas já podemos experimentá-lo.

O metaverso gira em torno da realidade virtual (RV), de avatares e de conteúdos multimédia e de jogos - tudo dentro de espaços virtuais nos quais as pessoas (como avatares) podem mover-se e interagir umas com as outras. Exemplos de manifestações do metaverso são o Roblox, a Second Life e a PlayStation Home; também os jogos online como o Fortnite, o Minecraft, e o World of Warcraft são exemplos do que pode vir a ser o metaverso se e quando se constituir como um ecossistema digital em que milhões de pessoas poderão viver, interagir, comprar e vender, estudar, trabalhar.

Como as tecnologias subjacentes ao estabelecimento do metaverso já existem (tecnologia 3D, software de colaboração em tempo real e instrumentos financeiros descentralizados assentes em blockchain), tudo indica que a rapidíssima evolução tecnológica a que assistimos nos leve a experiências totalmente novas num futuro bastante próximo.

Tratando-se de uma mudança de paradigma tão poderosa como foi a World Wide Web nos anos 90, é natural que o metaverso e toda a problemática que ele envolve estejam a ser alvo de inúmeras discussões e debates em torno das suas potencialidades, das suas vantagens e dos riscos que pode acarretar e que precisamos de evitar.

No presente artigo, ocupar-nos-emos do que o metaverso nos pode trazer de positivo.

Se nos imaginarmos num mundo em que o metaverso tenha substituído a World Wide Web, tal como a conhecemos hoje, milhões e milhões de pessoas terão acesso a experiências de vida que, de outra forma, não vivenciariam.

Pensemos, por exemplo, no universo das viagens e dos contactos com pessoas distantes. Que oportunidades surgirão para quem, até agora, pouco teve a experiência da viagem?

Na vida familiar também serão sensíveis as vantagens do metaverso, onde será fácil a partilha de experiências virtuais em tempo real com a família e amigos, mesmo que distantes, como se todos estivessem na mesma sala.

As compras a distância, a que hoje já recorremos muito, ganharão novas dimensões. No metaverso, poderemos experimentar uma peça de roupa ou verificar como um móvel ou objeto decorativo ficarão na nossa casa.

No mundo laboral, o trabalho remoto, que era já uma realidade para muitas pessoas, tornou-se verdadeiramente popular durante a pandemia, sobretudo pela otimização do tempo e da sua gestão e pelo conforto. No entanto, todos sabemos como a falta do contacto presencial nos afetou. O metaverso, em teoria, proporcionará uma experiência única de trabalho a distância, em que cada um, através do seu avatar, se sentirá presente num espaço de trabalho em que pode interagir com colegas, manipular produtos e elaborar projetos, tendo a sensação de uma experiência colaborativa ao vivo e interativa, sem sair de casa. A formação profissional tornar-se-á, também ela, muito menos solitária.

Dos cuidados de saúde à construção, da arquitetura às ciências da vida, a resolução de problemas visuais é a chave do sucesso em muitos ramos de atividade. No metaverso, a tecnologia 3D proporciona um meio único, rentável e preciso de desenvolvimento e resolução de problemas, colaboração e criação.

Na educação abrem-se perspetivas de tal modo inovadoras, que este aspeto será, por si só, objeto de um artigo neste blogue.

Das experiências parcelares agora existentes, até um metaverso em que estaremos imersos, caracterizado pela interoperabilidade, em que, por exemplo, o nosso avatar poderá ser o mesmo em vários contextos, vai ainda uma distância significativa, mas o tempo que levaremos a percorrer essa distância poderá ser curto.

Na sua obra mais vendida, The Metaverse: And How It Will Revolutionize Everything, o autor Matthew Ball definiu assim o metaverso:

"Uma rede massivamente dimensionada e interoperável de mundos virtuais 3D em tempo real que podem ser experimentados de forma síncrona e persistente por um número efetivamente ilimitado de utilizadores, com um sentido de presença individual e com continuidade de dados, tais como identidade, história, direitos, objetos, comunicações e pagamentos".

Se conseguirmos prevenir os riscos e tirar partido das oportunidades, viver no metaverso poderá, sem dúvida, ser exaltante.

 

Referências

1. Tucci, L. (2022, 18 de novembro). What is the metaverse? An explanation and in-depth guide. TechTargethttps://www.techtarget.com/whatis/feature/The-metaverse-explained-Everything-you-need-to-know

2. The Adecco Group (2022, 4 de abril). The Advantages and Disadvantages of Working in the Metaverse. https://www.adeccogroup.com/future-of-work/latest-insights/the-advantages-and-disadvantages-of-working-in-the-metaverse/

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0