Seg | 24.10.11
Mês e dia internacional das bibliotecas escolares
"Todos os dias são dias de biblioteca escolar" é o lema daqueles que, quotidianamente, dão o seu melhor - professores bibliotecários e equipas, incluindo funcionários; direções das escolas; coordenadores interconcelhios; técnicos municipais... - para fazer das bibliotecas escolares um espaço de informação e de atividades relevantes para os seus utilizadores, em especial para alunos e professores. Mas neste período do ano simbolicamente consagrado às bibliotecas escolares em todo o mundo, nunca é demais reafirmar a importância destes equipamentos e do trabalho que neles se realiza diariamente.
Reproduzimos parte de um documento elaborado pela BAD, em 2006, onde ainda não há referência a documentos e livros digitais, mas que mantém toda a atualidade:
A investigação vem demonstrando que o sucesso dos alunos aumenta se tiverem acesso a bibliotecas escolares com colecções bem concebidas e articuladas com o curriculum, com programas de actividades diversificados e atraentes, e profissionais qualificados (bibliotecários escolares e, ou, professores bibliotecários) que trabalhem em colaboração com os professores que leccionam as diversas disciplinas. Além disso, os alunos tornam-se leitores melhores quando têm acesso a uma biblioteca escolar.
A evidência recolhida na experiência em bibliotecas escolares, no nosso País e no estrangeiro, permite concluir que:
• os estudantes obtêm uma parte considerável dos seus materiais de leitura em bibliotecas
• os estudantes lêem mais quando dispõem de um local confortável para ler
• a leitura voluntária, livre, tem impacto significativo na compreensão do texto lido, no vocabulário, na competência ortográfica, no uso da gramática e no estilo usado na escrita
• o acesso a livros, jornais e revistas é um pressuposto de competências de leitura mais elevadas
• uma boa colecção de livros é a chave para o desenvolvimento de leitores autónomos e empenhados, em particular no caso de estudantes de segunda língua
• os estudantes que mais lêem têm, de forma geral, um maior desenvolvimento de literacia, e melhores resultados escolares
• estudos internacionais calculam que os resultados escolares têm uma melhoria entre 10 e 15% nas escolas que investem em bibliotecas escolares com bons fundos documentais, com bons equipamentos e que são geridas por bibliotecários escolares / professores bibliotecários profissionais, qualificados e motivados, trabalhando com pessoal de apoio adequado.
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