Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 05.07.22

Medi@rte

Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis

2022-07-05.png

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, oferece a disciplina Medi@rte, na área da Educação para os Media, para os alunos de 8.º ano da escola sede. É lecionada por um dos professores bibliotecários, é semestral, com 90 minutos semanais, e realiza atividades em articulação com a biblioteca escolar.

Esta disciplina surge na sequência de outra intitulada Educação para os Media (2012-2018) e procura despertar a atenção dos alunos para o mundo dos media, através de um conjunto de atividades práticas, direcionadas para temas como a produção de áudio e de vídeo, a produção de apresentações, a segurança na internet e as redes sociais. O elenco alargado de temas que oferece, todos relacionados com a comunicação, permite a seleção dos que são contextualmente mais relevantes no semestre em causa, podendo daí resultar planificações algo distintas para diferentes turmas.

Esta disciplina visa essencialmente desenvolver as competências de comunicação dos alunos que aprendem a fazer podcasts (guião e gravação), animações em plataformas online, ou em stopmotion com o seu telemóvel. Aprendem, ainda, a fazer apresentações em plataformas alternativas ao Powerpoint e depois ensaiam e apresentam esses trabalhos perante os colegas, avaliando-se entre si.

Abordam-se as questões dos direitos de autor, da desinformação e das fake news (por vezes, tema das apresentações dos alunos), também tratadas através de jogos. Produzem-se bandas desenhadas (cujas caraterísticas os alunos já conhecem do Português e da Educação Visual) e já se transformaram filmes em novelas gráficas.

Aproveitam-se algumas datas ou iniciativas relevantes neste contexto, como o Dia da Animação, Dia Mundial da Televisão, a Semana da Internet + Segura ou os 7 Dias com os Media, para realizar atividades que ajudem os alunos a desenvolver as suas capacidades de comunicação visual, sonora, audiovisual, multimédia, podendo, por vezes, ainda haver lugar a orientações sobre como tirar boas fotos ou sobre a sua edição no computador.

_____________________________________________________________________________________________________________________