Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Sex | 15.07.22

Marcas na História | Vamos Fotografar as Nossas Tradições

2022-07-15 Capa.jpg

Leitura: 3 min | 

O projeto “Marcas na História” apareceu da necessidade de reforçar o papel das Bibliotecas Escolares e Municipais, na dinamização de projetos cada vez mais agregadores, entre os Agrupamentos de Escolas, Bibliotecas Municipais e a comunidade em geral e, também, em articulação com outros parceiros. 

Assim, este projeto surgiu de uma ação conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Centro de Informação Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo e da maioria dos concelhos pertencentes às comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo, do Médio Tejo e do Oeste.

Foi eleito o tema “Marcas na História” por ser abrangente e por poder ser fragmentado em subtemas que permitem um contacto com tradições, monumentos e património, do mundo local ao mundo europeu, através de ambientes de aprendizagem e de convívio capazes de desenvolver competências em diversas literacias e áreas curriculares, dentro e fora da escola.

No presente ano letivo, segundo ano do projeto, o subtema foi Vamos Fotografar as Nossas Tradições, no qual participaram 20 concelhos. 

Com o propósito de dar a esta celebração da fotografia um caráter mais significativo, as bibliotecas escolares, em articulação com as bibliotecas municipais, pretenderam promover e implementar de forma colaborativa, uma oferta cultural abrangente, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. 

Deste modo, a atividade foi dividida em três fases: fase escolar, na qual foram selecionadas as fotos do 1.º e 2.º escalão, em cada Agrupamento de Escolas; a fase municipal, na qual foram selecionadas, as três melhores fotos, entre as vencedoras da fase escolar, pertencentes aos 1.º e 2.º escalão e as três fotos do 3.º escalão que transitaram à fase intermunicipal.

Depois de reunido o júri da fase intermunicipal, que selecionou uma foto vencedora para cada escalão, realizou-se no dia 25 de junho a cerimónia de entrega dos prémios, no Centro de Informação Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, no Cadaval.

No primeiro escalão, o prémio para a foto vencedora foi para o município de Torres Novas, para a Matilde Maria Ribeiro Gonçalves, de Torres Novas.

2022-07-15 1.º lugar - 1.º escalão_Podes largar

 

No segundo escalão, o prémio para a foto vencedora foi para o município de Alpiarça, para a Joana Moreira Constantino, de Alpiarça.

2022-07-15 1.º lugar - 2.º escalão bordado_da_a

 

No terceiro escalão a foto vencedora foi para o município de Peniche e o vencedor foi o Rodrigo Lopes, de Peniche.

2022-07-15 1º lugar - 3.º escalão_ Pelos Portu

 

Os participantes receberam prémios oferecidos pela Altice, Centro de Informação Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo e Rede de Bibliotecas Escolares.

Para dar continuidade a este projeto, foi lançado o tema para o próximo ano letivo: Património Natural, pretendendo-se continuar a promover e implementar de forma colaborativa, oportunidades de aprendizagens, em ambientes de convívio, capazes de desenvolver competências nas diversas literacias e áreas disciplinares, dentro e fora da escola!

Veja todas as fotos a concurso.

_____________________________________________________________________________________________________________________

1 comentário

Comentar publicação