Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O social bookmarking ou marcadores sociais é um método de armazenar e organizar a informação disponível na Internet mediante etiquetas (tags), isto é, palavras-chave. A este processo de indexar recursos também se costuma chamar Folksonomia (é uma analogia à taxonomia, mas inclui o prefixo folks, palavra da língua inglesa que significa pessoas.)

Para o trabalho da biblioteca é uma excelente ferramenta que, de forma fácil, permite seleccionar, organizar, classificar e partilhar a informação disponível na Internet. Sabendo que uma das principais dificuldades dos nossos alunos é a capacidade de encontrar na Internet informação de qualidade para a realização dos seus trabalhos, a disponibilização de um serviço de marcadores sociais na biblioteca constitui uma ferramenta excelente de promoção de literacia e um exemplo de actividade centrada nas necessidades dos utilizadores.

Existem diferentes serviços na internet de social bookmarking, sendo del.icio.us o mais popular. Contudo, um dos mais versáteis em termos educativos é o Diigo (http://www.diigo.com), que além de permitir organizar listas de favoritos, possibilita também a criação de grupos e adicionar notas aos sítios guardados. Aqui fica um tutorial de utilização do Diigo:

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor