Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qui | 30.10.25

Marcador Interativo com Tecnologia NFC

Marcador Interativo com Tecnologia NFC.png

Quando se fala em atividades ligadas à leitura, muitos alunos reagem com algum desinteresse. Se lhes pudéssemos ouvir os pensamentos, talvez não fossem os mais entusiasmados. Para muitos, ler continua a ser uma obrigação escolar — e não um momento de prazer, curiosidade ou descoberta.

Mostrar que a leitura, muito mais do que uma tarefa, é uma porta aberta para a imaginação, o pensamento crítico e o conhecimento, é o grande desafio das bibliotecas e dos professores, sendo necessário encontrar formas criativas de despertar o gosto pela leitura. Uma dessas formas passa por unir o universo dos livros à tecnologia, tão presente no quotidiano dos jovens.

A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite a comunicação entre dispositivos eletrónicos apenas por aproximação, sem cabos nem emparelhamentos. É a mesma que usamos em pagamentos contactless ou bilhetes digitais. No contexto educativo, esta tecnologia pode abrir caminho a novas experiências: basta encostar o telemóvel a um pequeno chip NFC para aceder, em segundos, a conteúdos digitais, vídeos, catálogos ou outros recursos interativos.

Foi precisamente esta possibilidade que inspirou o nascimento do marcador interativo com NFC, um projeto desenvolvido pela professora bibliotecária da Escola Básica do Maxial, Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, com o objetivo de aproximar os alunos dos livros e da leitura.

Com um simples toque, o marcador liga diretamente ao catálogo da Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação de Torres Vedras, permitindo descobrir obras, localizar autores e conhecer as novidades disponíveis. O tradicional marcador de livros transforma-se, assim, numa ponte entre o papel e o digital, entre o leitor e o vasto fundo documental disponível nas bibliotecas do concelho de Torres Vedras.

As bibliotecas desta rede concelhia trabalham em conjunto, oferecendo um acervo diversificado e acessível a toda a comunidade escolar. A partilha de recursos, através do empréstimo interbibliotecas, facilita o acesso à leitura e responde melhor aos diferentes gostos e interesses dos alunos. Afinal, quanto mais possibilidades de escolha existirem, maior será a probabilidade de encontrarem aquele livro que os conquista.

Com o marcador NFC, os alunos deixam de ser simples utilizadores para se tornarem exploradores curiosos, descobrindo novas leituras com autonomia e entusiasmo.

Sessões de requisição domiciliária com recurso a estratégias motivadoras

A biblioteca escolar tem também um papel fundamental na criação de hábitos de leitura sustentados. Nesse sentido, a dinamização de sessões de requisição domiciliária com recursos estratégias motivadoras, em articulação com os docentes das turmas, revela-se essencial.

No âmbito desta ação, a professora bibliotecária, em contexto de turma, apresenta o marcador, explica o seu funcionamento e distribui um a cada aluno. Segue-se o momento da experimentação, cada aluno é convidado a procurar, através do marcador, uma obra a partir da referência bibliográfica de um excerto identificado no respetivo manual de Português, já lido ou não. O resultado é uma atividade dinâmica, que alia tecnologia, pesquisa e leitura de forma natural e motivadora.

Ao integrar estas sessões na rotina letiva, a biblioteca reforça o seu papel como espaço de encontro entre o prazer e o dever, aproximando os livros do quotidiano dos alunos e estendendo a experiência de leitura para lá das paredes da escola.

Assim, cada requisição torna-se uma oportunidade de diálogo, partilha e crescimento, um pequeno gesto que pode abrir grandes portas à imaginação.

Estas sessões acabam por transformar-se em experiências de descoberta e motivação. Quando acompanhadas de atividades de mediação leitora, tais como sugestões personalizadas, jogos literários, desafios de leitura ou a exploração do catálogo digital, os alunos sentem-se mais envolvidos nas suas escolhas.

Em consonância com este propósito, o marcador NFC pretende ser uma ideia transformadora, mostrando que a tecnologia pode ser uma aliada da leitura e não uma concorrente e que, ao unir inovação e imaginação, aproxima os jovens dos livros e desperta neles o prazer de ler.

Um pequeno toque que pode fazer toda a diferença!

 
 
 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0

1 comentário

Comentar publicação