Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular | UNESCO
Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19
O Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular relata a experiência chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19.
A versão portuguesa foi produzida com o apoio da UNESCO numa ação colaborativa coletiva e voluntária de um grupo de portugueses ligados ao meio académico.
A coordenação foi de Etelberto Costa (Lifelong Learning Platform) e do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar. De salientar o apoio da Unidade de I&D Techn&Art do Instituto Politécnico de Tomar, da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e da APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação).
Apesar de relatar a experiência chinesa, as respostas encontradas poderão ser replicadas e / ou reajustadas ao contexto português.
Este manual está organizado em seis dimensões:
- Infraestrutura de rede
- Ferramentas de aprendizagem amigáveis
- Recursos digitais de aprendizagem adequados
- Métodos de ensino e de aprendizagem
- Serviços de apoio para professores e alunos
- Cooperação entre empresas, governos e escolas
Uma nota para o papel que as bibliotecas poderão ter neste caminho, nomeadamente na criação e disseminação de recursos de aprendizagem (págª. 5 do manual).