Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 16.05.22

Maletas pedagógicas

2022-05-16.png

Leitura: 2 min |

“Maleta Pedagógica”, concebida pelos professores bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede, integra já 13 agregadores de recursos concetuais e digitais, constituindo uma das ações dos Planos de Ação do Desenvolvimento Digital dos respetivos Agrupamentos de Escolas.

Divididas em duas categorias, as maletas ora partem de conceitos de base, tais como “recursos educativos abertos”, “aprendizagem colaborativa”, “avaliação para as aprendizagens”, “gamificação”, entre outros, ora apresentam conceitos associados a metodologias centradas nos alunos, nomeadamente, a aprendizagem com base no questionamento, em projetos, em problemas, em fenómenos, em desafios.

Cada Maleta, organizada em torno de um conceito central, que, por sua vez, contrasta com outros, apresenta sugestões para a ação do professor, alicerçadas nas áreas de competências do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e do  DigCompEdu , o Quadro Europeu  de Competência Digital para Educadores. A partir de um enquadramento pedagógico, facilita-se, deste modo, o acesso a recursos digitais, muitas vezes dispersos e sem contexto e promove-se o envolvimento ativo dos alunos.

O acesso a cada uma das Maletas, em permanente atualização, é efetuado através do sítio Aprendiz de Investigador , no separador Sala de Aula, no qual estão alocados recursos especificamente dirigidos aos professores.

Criado pelos professores bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede, o “Aprendiz de Investigador” é um dos rostos visíveis do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca”, em implementação desde 2012 e apoiado, de 2015 a 2017, pela Rede de Bibliotecas Escolares como “Ideias com Mérito”.

Neste momento, estão disponíveis as seguintes Maletas:

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0