Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 10.05.22

Mais qualificação, melhores serviços… nas Bibliotecas do Algarve

Formação de assistentes de Bibliotecas no Algarve

2022-05-10.png

A formação dos assistentes de bibliotecas tem sido uma preocupação constante na região algarvia. A escassez de recursos humanos com formação específica na área da biblioteconomia e a necessidade de uma atualização contínua de conhecimentos em áreas emergentes levaram a que  BIBAL ( Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve) apresentasse ao Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento as seguintes propostas de formação, destinadas a assistentes de bibliotecas públicas e escolares:

1. Marketing digital (setembro de 2021, online), com os seguintes objetivos:

- Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais;

- Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce;

- Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.

2. Técnico de Informação, Documentação e Comunicação

Curso de formação que terá um total de 1150 horas e que confere, para além das competências em biblioteconomia, a certificação profissional – nível 4, a realizar em breve.

Esta iniciativa poderá envolver um total de 90 participantes e 1200 horas de formação.

Atendendo à conjuntura de mudança da sociedade atual e, consequentemente, às exigências do perfil de competências e do mercado de trabalho dos profissionais de bibliotecas, torna-se imprescindível apostar no seu desenvolvimento profissional contínuo (DPC).

Em suma, esta iniciativa sustenta-se numa ideia de mudança, de diversificação de atividades e de valorização destes recursos humanos, com foco na qualidade do trabalho, numa maior consciência profissional, dando resposta às necessidades identificadas. Assim, espera-se não só manter os atuais assistentes afetos às bibliotecas, como estimular a inclusão de novos profissionais nesta área.

 

Testemunhos de Assistentes de Bibliotecas Escolares: