Luísa Ducla Soares
Nascida em Lisboa, em 1939, Luísa Ducla Soares tem mais de uma centena de livros publicados, a maioria dos quais prosa e poesia para crianças, influenciada pelas histórias de tradição oral e por temáticas do quotidiano.
Apesar de o impulso para a escrita ter surgido no final da infância, foi depois dos trinta que publicou o primeiro livro para crianças, intitulado "A história da papoila" (1972), e que lhe valeu um prémio do Secretariado Nacional de Informação, que recusou por objeção de consciência.
Depois desse livro, a autora publicou "Maria Papoila" e "O soldado João", pequenos contos que anos antes tinham sido totalmente censurados no Diário Popular, com o qual colaborava.
Licenciada em Filologia Germânica, trabalhou em jornais, editoras, no Ministério da Educação e na Biblioteca Nacional. Em 1996 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da obra.
Este ano é candidata ao prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award.
Quase a completar 80 anos, e com uma enorme bibliografia, Luísa Ducla Soares dedica grande parte dos dias à escrita e ao encontro com leitores, em visitas a escolas.
Referência: Luísa Ducla Soares edita uma história que escreveu na adolescência. (2019). DN. Retrieved 4 October 2019, from https://www.dn.pt/lusa/luisa-ducla-soares-edita-uma-historia-que-escreveu-na-adolescencia-10685751.html
Conteúdo relacionado:
- Luísa Ducla Soares | tvi player
- Entrevista a Luísa Ducla Soares | jogos florais
- As 176 obras da escritora Luísa Ducla Soares | sic notícias
- Luísa Ducla Soares | facebook oficial
- Luísa Ducla Soares | wikipédia