Luís de Camões
O retrato de Camões por Fernão Gomes, em cópia de Luís de Resende. Este é considerado o mais autêntico retrato do poeta, cujo original, que se perdeu, foi pintado ainda em sua vida. |
Nasceu em Chaves? Passou por Coimbra? Viveu em Constância? Lutou em Marrocos? Os registos não existem e a genialidade da obra deixa o mito crescer e consolidar-se. Quem foi então Camões, o homem? Que vida terrena teve este deus das letras portuguesas?
Na biografia incessantemente revolvida e pesquisada de Luis de Camões as certezas são muito poucas. A passagem pela Universidade de Coimbra infere-se de uma cultura literária profunda que perpassa a obra escrita e também do parentesco com D. Bento de Camões, que terá sido chanceler na academia.
Registos, esses, não os há. Como não existem os que provem o sítio onde nasceu, as casas onde viveu ou os sítios por onde passou e terá vivido aventuras, mas onde nem sempre, quase nunca, terá sido bem-aventurado. (...)
Ler mais >>
Conteúdo relacionado:
- A elegia autobiográfica de Camões (Ensina RTP)
- Luís de Camões (Wikipédia)
- "Os Lusíadas", de Luís de Camões (Grandes livros. RTP. 49´)
- Grandes Portugueses - Luís de Camões (RTP. 49´)
- Luís Vaz de Camões, o poeta da epopeia dos descobrimentos (RTP)
- Camões pelo mundo (RTP)
- Ler Camões com Jorge de Sena (RTP)
- As Cartas de Luís Vaz de Camões (Ensina RTP)
- Camões sabia vícios. Helder Macedo revela a correspondência e os vícios de Luiz Vaz de Camões a propósito da reedição revista e aumentada de "Camões e a Viagem Iniciática".
- Primeira edição d´Os Lusíadas (RTP)
- Soneto de Luís Vaz de Camões (dito pelo ator João Reis)
Os Lusíadas .pdf
CAMOES, Luís de, 1524-1580
Os Lusiadas / de Luis de Camões. - Lisboa : em casa de Antonio Gõçaluez, 1572. - [2], 186 f. ; 4º (20 cm)