Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 21.03.22

Livros pela Paz: Rede de Bibliotecas Escolares associa-se à campanha de apoio à Ucrânia

2022-03-21.png

No atual contexto de guerra, em que as bibliotecas ucranianas estão também a ser atingidas, a Rede de Bibliotecas Escolares, apoia a campanha Livros pela paz, lançada pela Arte-Via Cooperativa, em colaboração com a Associação de Ucranianos em Portugal, com o objetivo de recolher e enviar para a Ucrânia, livros de imagens e livros com texto em inglês, ucraniano ou russo. Esta ação decorre em todo o país, a partir do dia 21 de março, até ao dia 25 de abril, Dia da Liberdade.

As bibliotecas escolares são convidadas a participar nesta campanha, incentivando as respetivas comunidades a colaborar com o objetivo de fazer chegar à Ucrânia livros que serão elos de paz e esperança para crianças, jovens e adultos.

Resultando da cooperação local entre bibliotecas escolares, públicas e outras, nomeadamente no âmbito das Redes Concelhias de Bibliotecas, o produto da recolha efetuada, de acordo com a entidade promotora da iniciativa, deve ser entregue nas bibliotecas públicas, que também estão a participar nesta campanha, apoiada pela Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

As bibliotecas escolares acolhem, apoiam e colaboram, promovem a defesa da dignidade humana, da democracia e da liberdade, tal como está inscrito na sua missão. Correspondendo a este propósito, reforçado pelo Quadro Estratégico 2021-2027 do programa Rede de Bibliotecas Escolares, as bibliotecas escolares portuguesas estão atualmente a acolher e apoiar os ucranianos que chegam ao nosso país, particularmente as crianças e jovens em idade escolar, colaborando na sua integração. Para suportar esta ação, a Rede de Bibliotecas Escolares lança hoje o recurso A de Acolher, onde é possível encontrar múltiplas sugestões de trabalho e variadíssimos recursos de apoio.

O combate à desinformação e a formação na literacia da informação e dos media é, também, umas das linhas de trabalho que as bibliotecas escolares desenvolvem, em colaboração com os professores, e que assume maior relevância no atual contexto.

As bibliotecas estão ainda envolvidas em ações de recolha de bens e manifestações de apoio à Ucrânia, implementadas nas escolas e nas comunidades locais.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0