Livros com ciência
A atividade Livros com Ciência inseriu-se no Plano Anual de Atividades 2023-2024 das Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, como uma proposta inovadora que visou despertar a curiosidade científica nos alunos do 3.º e 4.º anos.
Este projeto, dinamizado pelos professores bibliotecários em estreita articulação com a professora de Ciências Naturais da Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco (escola sede), decorreu de uma parceria com o Clube de Ciência Viva - “Ciência Todo o Vapor!”. Neste âmbito, a professora de Ciências Naturais deslocou-se, durante este ano letivo, a todas as escolas do 1.º ciclo deste agrupamento de escolas, envolvendo as 18 turmas (9 turmas do 3.º ano e 9 turmas de 4.º ano) das 5 escolas/bibliotecas escolares do 1.º ciclo (abrangendo um total de 388 alunos).
A ideia central da atividade foi utilizar a literatura infantil, especificamente o livro "Aida Batista, Cientista" de Andrea Beaty e David Roberts, como ponto de partida para explorar conceitos científicos. A história de Aida Batista serve, assim, de inspiração para que os alunos descubram as "histórias escondidas" na natureza, promovendo a observação e a investigação científica desde cedo. Esta abordagem permite que as crianças compreendam que a ciência está presente em tudo ao seu redor e que elas mesmas podem ser cientistas ao questionar, observar e explorar o mundo natural.
Descrição da atividade:
A partir da leitura do livro "Aida Batista, Cientista" de Andrea Beaty e David Roberts é feita a ponte para o despertar da curiosidade científica dos alunos que, tal como a “Aida”, são convidados a descobrir histórias “escondidas” na natureza: que histórias nos contam as plantas? Os fósseis? As rochas?
A atividade decorreu em três etapas:
📍 1.ª etapa- Leitura do livro "Aida Batista Cientista" pelo professor bibliotecário e por alunos que se voluntariaram para ler alguns excertos (os excertos foram deixados aleatoriamente sobre o tampo de algumas cadeiras);
📍 2.ª etapa- Exploração do livro fazendo referência às etapas de uma metodologia científica, uma vez que a Aida começa por observar o que a rodeia, depois passa a colocar questões, a levantar hipóteses… Foram, ainda, abordadas questões tais como o que é ser cientista, quais as características de um cientista, que histórias a própria natureza nos conta através da “leitura” dos seus elementos;
📍 3.ª etapa- Os alunos foram divididos em 3 grupos, circulando rotativamente por 3 postos de trabalho: posto 1 com rochas para observar; posto 2 para observar a areia da praia, a areia do rio e a areia do deserto com uma lupa binocular e posto 3 com livros para explorar relativos à área temática das ciências. Estes livros saíram da prateleira e estão dispostos em cima da mesa mesmo a jeito de se lhes pegar!
No contexto atual da educação, há uma crescente necessidade de integrar a ciência de forma mais dinâmica e acessível no currículo escolar, especialmente nos primeiros anos de ensino. Como tal, considerou-se que este tipo de atividades são essenciais para preencher esta lacuna, oferecendo aos alunos uma oportunidade de aprender ciência de maneira prática e envolvente, uma vez que a utilização deste género de livros, que aliam narrativa à ciência, não só cativa a atenção dos alunos através de uma narrativa atraente, mas também facilita a compreensão de conceitos científicos complexos de uma maneira mais simplificada e relacionada com o seu dia-a-dia.
Além disso, esta atividade apresenta-se como uma resposta à necessidade de promover o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas entre os alunos, competências essenciais no século XXI. Ao trabalhar em grupos e circular por diferentes postos de trabalho que incluem a observação de rochas, areias e a exploração de livros temáticos, os alunos são incentivados a colaborar, comunicar e refletir sobre as suas observações e descobertas. Estas competências são fundamentais não só para a sua formação académica, mas também para o seu desenvolvimento pessoal e social.
Tendo em conta o sucesso da atividade junto de alunos e professores, poderemos considerar que a atividade Livros com Ciência foi, para além de uma atividade lúdica, uma estratégia pedagógica bem estruturada que contribuiu significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos.
Este projeto destacou-se pela sua capacidade de transformar a curiosidade natural das crianças em conhecimento científico, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa.
Nota: a série inspirada no livro está disponível na Netflix.