Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 28.06.22

Literacias

Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, Viana do Castelo

2022-06-28.png

Leitura: 3 min |

Literacias é uma disciplina de Oferta Complementar, obrigatória para todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos da Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, desde 2011/2012. Semanalmente, os alunos contam com 45 minutos no seu horário, dedicados a esta disciplina, lecionada pelos docentes de Oferta Complementar e, em momentos previamente planificados, simultaneamente pela professora bibliotecária, em situações de coensino.

A partir de situações de aprendizagem que se pretendem aprofundar numa determinada disciplina, os docentes de Oferta Complementar (que lecionam também as diferentes disciplinas), em articulação com a professora bibliotecária, planificam o trabalho a realizar, identificam as competências a desenvolver e a forma como o processo e os produtos criados irão ser avaliados.

Na biblioteca ou em sala de aula, os alunos, normalmente organizados em grupos, realizam aprendizagens relacionadas com os conteúdos programáticos da disciplina envolvida e desenvolvem, em contexto, competências de informação: pesquisam em livros, revistas e/ou na Internet, aprendem a avaliar as fontes, a utilizar um guião de pesquisa de informação, a organizar a informação de forma clara e rigorosa, a fazer referências bibliográficas e a comunicar, utilizando diferentes recursos e estratégias.

A avaliação do processo e dos produtos criados é realizada também, em simultâneo, pelo professor de Oferta Complementar e pela professora bibliotecária. Além dos saberes inerentes às disciplinas envolvidas, são também avaliados conhecimentos, capacidades e atitudes que se materializam em competências transversais, na área da linguagem, da informação e comunicação, do raciocínio e resolução de problemas, do pensamento crítico e criativo, do relacionamento interpessoal, do desenvolvimento pessoal e autonomia dos alunos.

A criação desta disciplina surgiu na sequência do diagnóstico realizado, aquando da elaboração do Projeto Educativo, em 2010/2011, que dava conta das fragilidades dos alunos ao serem confrontados com a necessidade de procurar informação fiável, de fazer o tratamento dos dados recolhidos com rigor e de comunicar as aprendizagens realizadas com clareza. Aproveitando o lançamento do referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar», por parte da Rede de Bibliotecas Escolares, e o desafio para o aplicar, enquanto escola piloto, a Escola Básica e Secundária Pintor José Brito deu início a uma experiência de trabalho que dura há uma década e se tem vindo a adaptar à realidade educativa do agrupamento, ano após ano.

Além da melhoria de desempenho verificada nas apresentações de trabalhos, por parte dos alunos, e do aumento de requisição de documentos para a sala de aula, o impacto desta iniciativa verifica-se também ao nível das relações de trabalho entre os docentes. As orientações sobre a flexibilização curricular não encontraram grande resistência neste agrupamento, uma vez que os docentes há muito tempo que trabalham numa lógica de articulação e transversalidade.

O desenvolvimento de competências na área da informação e da comunicação continuam o cerne das linhas programáticas desta disciplina, um espaço ideal para a concretização do trabalho que se pretende realizar com a biblioteca escolar.

Ver também o vídeo: https://www.rbe.mec.pt/np4/228.html

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0