Literacia informacional e mediática
A literacia informacional e mediática é essencial para navegar no complexo ecossistema de informação atual, permitindo uma sociedade mais bem informada, crítica e participativa. As bibliotecas escolares estão empenhadas em desenvolver nos seus alunos estas competências, sem as quais corremos o risco de nos perdermos na sobrecarga de informação e de sermos manipulados por fontes não confiáveis.
Hoje relevamos vários artigos que publicamos em 2023-2024 sobre esta matéria. Deixou escapar? (Re)veja abaixo.
_________________________________________________________________________
Seg | 29.01.24
UNESCO: Desafios e recomendações políticas para a MIL
Divina Frau-Meigs examina, numa perspetiva crítica, a situação global e dos países, incluindo Portugal, no âmbito da Literacia dos Media e da Informação e reflete sobre os seus usos, benefícios e desafios.
_________________________________________________________________________
Seg | 05.02.24
UNESCO: Literacia dos Media e da Informação e Currículo
Em nenhum país do mundo a MIL faz parte do currículo obrigatório como uma disciplina independente. É “integrada no currículo formal como tópico transversal a várias disciplinas ou é oferecida como complemento à educação formal, principalmente em ambiente informais”, como a biblioteca escolar.
_________________________________________________________________________
Literacia dos média + literacia da informação: espaços a convergir/ silos a extravasar
por Neil Andersen, Spencer Brayton, Natasha Casey
Podemos concetualizar as literacias dos media e da informação como diferentes sabores de gelado que partilham ingredientes-chave? Existe atualmente um forte movimento no sentido da integração das duas práticas.
_________________________________________________________________________
Ter | 07.05.24
Discurso de ódio: conhecer para combater
No âmbito da 12.ª edição da Operação 7 dias com os media, promovida pelo GILM - Grupo Informal sobre Literacia Mediática, cujo tema em 2024 foi “Discursos de Ódio Paz em Tempos de Guerra”, demos a conhecer alguns aspetos essenciais da temática.
_________________________________________________________________________
Seg | 08.07.24
Configurar um programa de 'media' criado por alunos na sua escola
Por Darcy Bakkegard*
Os alunos estão inundados de media e a IA promete tornar o panorama dos media mais difícil de percorrer. Podemos deixar os alunos à deriva e à mercê de si próprios, ou podemos dotá-los de competências e ensiná-los a ler e a criar media. Podemos dar-lhes as competências necessárias para conseguirem compreender e discriminar os media e proporcionar-lhes saídas positivas para se ligarem à sua comunidade. Podemos honrar as suas histórias e elevar as suas vozes.