Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 06.08.24

Literacia informacional e mediática

2024-08-06.png

Na era digital em que vivemos, o acesso a dados, notícias e entretenimento é praticamente ilimitado, numa abundância que traz desafios significativos para a vida diária. Esses desafios tornam crucial a literacia informacional e mediática e as bibliotecas escolares estão empenhadas em desenvolver nos seus alunos estas competências, indispensáveis para uma participação informada e autónoma na sociedade de que fazem parte.

Hoje chamamos a atenção para um conjunto de artigos que publicamos em 2023-2024 sobre literacia informacional e mediática. Deixou escapar? (Re)veja abaixo.

___________________________________________________________________________________

 
Ter | 10.10.23

Raparigas adolescentes e saúde mental: qual o impacto das redes sociais?

 

 

Para cada rapariga que as redes sociais ajudam, há uma que prejudicam. Cada experiência positiva nas redes sociais parece ser contrabalançada por uma experiência negativa. E, muitas vezes, a mesma rapariga vivencia as duas situações. Mas a verdade é que as redes sociais não irão desaparecer tão cedo. É necessário fazer alguma coisa para tornar as redes sociais mais seguras para todos, especialmente para os mais vulneráveis.

___________________________________________________________________________________

 
Qua | 25.10.23

Oportunidades e riscos das redes sociais

 

 

 

Eis o desafio: apostar numa pedagogia capacitadora que “desenvolva conhecimentos, atitudes e competências de pensamento e ação críticas para habitar o ecossistema informativo e mediático” em que vivemos, de modo a que as crianças e jovens possam retirar desse ecossistema máximo proveito para as suas vidas e o seu bem-estar.

___________________________________________________________________________________

 
Ter | 31.10.23

O poder da imagem

 

 

 

No contexto de uma paisagem visual cada vez mais heterogénea e em mudança, é fundamental que as bibliotecas escolares criem oportunidades para os alunos disporem do seu tempo (desacelerarem) e da sua atenção (focarem-se) para, a partir das imagens, desenvolverem competências de pensamento crítico e criatividade.

___________________________________________________________________________________

 

Qua | 03.01.24

Incorporar fotografias, vídeos e outros media na sala de aula

por Darcy Bakkegard

 

 

Perante o ataque permanente de gráficos, imagens, áudio e vídeos que atingem os alunos de todas as idades, temos de os capacitar como utilizadores e de os ajudar a desenvolver as competências necessárias para ler e analisar os textos multimédia que os rodeiam.

📷 Imagem de Pete Linforth por Pixabay

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0