Literacia informacional e mediática
Na era digital em que vivemos, o acesso a dados, notícias e entretenimento é praticamente ilimitado, numa abundância que traz desafios significativos para a vida diária. Esses desafios tornam crucial a literacia informacional e mediática e as bibliotecas escolares estão empenhadas em desenvolver nos seus alunos estas competências, indispensáveis para uma participação informada e autónoma na sociedade de que fazem parte.
Hoje chamamos a atenção para um conjunto de artigos que publicamos em 2023-2024 sobre literacia informacional e mediática. Deixou escapar? (Re)veja abaixo.
___________________________________________________________________________________
Raparigas adolescentes e saúde mental: qual o impacto das redes sociais?
Para cada rapariga que as redes sociais ajudam, há uma que prejudicam. Cada experiência positiva nas redes sociais parece ser contrabalançada por uma experiência negativa. E, muitas vezes, a mesma rapariga vivencia as duas situações. Mas a verdade é que as redes sociais não irão desaparecer tão cedo. É necessário fazer alguma coisa para tornar as redes sociais mais seguras para todos, especialmente para os mais vulneráveis.
___________________________________________________________________________________
Oportunidades e riscos das redes sociais
Eis o desafio: apostar numa pedagogia capacitadora que “desenvolva conhecimentos, atitudes e competências de pensamento e ação críticas para habitar o ecossistema informativo e mediático” em que vivemos, de modo a que as crianças e jovens possam retirar desse ecossistema máximo proveito para as suas vidas e o seu bem-estar.
___________________________________________________________________________________
O poder da imagem
No contexto de uma paisagem visual cada vez mais heterogénea e em mudança, é fundamental que as bibliotecas escolares criem oportunidades para os alunos disporem do seu tempo (desacelerarem) e da sua atenção (focarem-se) para, a partir das imagens, desenvolverem competências de pensamento crítico e criatividade.
___________________________________________________________________________________
Incorporar fotografias, vídeos e outros media na sala de aula
por Darcy Bakkegard
Perante o ataque permanente de gráficos, imagens, áudio e vídeos que atingem os alunos de todas as idades, temos de os capacitar como utilizadores e de os ajudar a desenvolver as competências necessárias para ler e analisar os textos multimédia que os rodeiam.
📷 Imagem de Pete Linforth por Pixabay