O desafio de verificar e avaliar a informação
Literacia da informação e dos media, uma emergência educativa.
A literacia da informação e dos media dota as pessoas das competências necessárias para pensar criticamente sobre vários aspetos. Um deles prende-se com os conteúdos que cada um recebe e partilha com os outros. É necessário ter em conta quem são os fornecedores desses conteúdos e equacionar o papel de cada um na promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.
A literacia da informação e dos media não é uma aptidão que se adquira de uma vez só. Ela deve ser uma parte fundamental da aprendizagem ao longo da vida, já que os conhecimentos e competências que a sustentam estão em constante mudança. Há sempre novas competências a adquirir para assegurar que os conteúdos continuam a ser utilizados de uma forma criteriosa.
A literacia da informação e dos media pode:
- Capacitar as pessoas em todos os setores da vida para encontrar, avaliar e utilizar conteúdos eficazmente e para criar mensagens com valor social.
- Promover o diálogo e o respeito pelos pontos de vista e culturas dos outros.
- Permitir que os cidadãos dominem os conteúdos dos media em proveito da sua capacidade de agir e autonomia.
- Ajudar as pessoas a participar ativamente na consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável e no apoio aos processos democráticos.
- Apoiar a aprendizagem ao longo da vida.
Quer o fornecedor do conteúdo seja uma biblioteca, um arquivo, um museu, um meio de comunicação social ou uma empresa de comunicação digital, cada indivíduo deve ser capaz de avaliar o conteúdo, com base na forma como é produzido, nas mensagens e valores que veicula e nos públicos ou objetivos que pretende alcançar.
Cada pessoa deve compreender os pontos fortes e fracos dos diferentes fornecedores e saber como apelar a que cumpram melhor o papel de referência que a sociedade espera deles.
Quando pensamos na abordagem destes assuntos na escola, continuamos, em pleno, na área de atuação da biblioteca escolar. É ela que deve promover e liderar o desenvolvimento de competências na área da literacia da informação e dos media, trabalhando as competências críticas, começando logo pelos níveis etários mais baixos, para formar alunos que, no final da escolaridade, sejam capazes de avaliar a informação e as fontes de onde a obtêm e de a partilhar e produzir com critérios de qualidade e de forma socialmente responsável.
Para além do Quadro Estratégico da RBE, é o referencial Aprender com a biblioteca escolar [1] que enquadra o trabalho da biblioteca nesta área. Na página 31 desse documento, podemos ler:
As práticas de literacia dos media visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado. O aluno usa os media e espaços sociais de interação e comunicação de forma ética e responsável para produzir, comunicar e participar civicamente. A biblioteca escolar cria condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, capacitando os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos media.
Este artigo foi adaptado de: Media and Information Literacy: The time to act is now! [2]
Referências
1. Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017_impres.pdf
2. UNESCO (2021). Media and Information Literacy: The time to act is now! https://en.unesco.org/sites/default/files/mil_curriculum_second_edition_summary_en.pdf
3. Fonte da imagem: UNESCO (2021). Media and Information Literacy: The time to act is now! (p. 3) https://en.unesco.org/sites/default/files/mil_curriculum_second_edition_summary_en.pdf