Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 13.07.22

Literacia da informação e dos media na biblioteca escolar

EB Prof. Egas Moniz, AE de Massamá, Sintra

2022-07-13 literacia de informação e media.png

Leitura: 2 min |

Na Escola Básica Prof. Egas Moniz, a biblioteca aproveita as oportunidades oferecidas pelas disciplinas de Projetos e de Cidadania e Desenvolvimento para promover as literacias da informação e dos media. Para isso, colabora e articula com os docentes na planificação das atividades e na dinamização de sessões com turmas.

Com os docentes, a biblioteca promove um brainstorming para encontrar subtemas relacionados com o tema, afere a tipologia de trabalhos a propor e calendariza as sessões de trabalho com as turmas.

 

Projetos

Nesta disciplina, os trabalhos vão-se desenvolvendo da seguinte forma:

1. Início da atividade com uma sessão de motivação para a abordagem do tema (por norma corresponde ao tema do Projeto Educativo de Escola) e apresentação de subtemas possíveis;

2. Apresentação e exploração do guião de pesquisa adotado no Agrupamento, The Big6, até à 3.ª etapa e início do preenchimento da Ficha de Apoio ao Guião de Pesquisa, com orientação dos alunos (levantamento de conhecimentos prévios, palavras-chave, formulação de questões orientadoras);

3. Apresentação de sugestões digitais para a execução do produto final a apresentar, sem aprofundamento;

4. Abordagem, na biblioteca, à consulta do catálogo para localização de recursos documentais e vídeo;

5. Sessões sobre Pesquisa Simples/Avançada na Internet e Avaliação de Páginas Web;

6. Disponibilização da ficha Tomada de Notas, após uma sessão de trabalho prático com a turma;

7. Registo pelos alunos, na Ficha de Apoio ao Guião de Pesquisa, das fontes bibliográficas que vão sendo consultadas e criação de uma pasta para arquivo de imagens, respetivos créditos e links de páginas web consultadas;

8. Terminada a pesquisa, acontece uma sessão sobre “Como elaborar um resumo”;

9. Seguem-se duas sessões - Direitos de Autor e Referenciação Bibliográfica, seguida de uma sessão de trabalho prático;

10. A biblioteca apoia e acompanha os alunos na conceção dos produtos finais com recurso a ferramentas digitais;

11. Sessão “Como fazer uma comunicação oral”.

A biblioteca disponibiliza todos os guiões em papel – The BIG6, de Pesquisa na Internet, de Avaliação de Páginas Web, de Referenciação Bibliográfica” a todos os alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos que têm a disciplina de Projetos.

Se a opção de produto final é um trabalho escrito, a biblioteca faz uma sessão com a turma e explora o guião “Como realizar um trabalho escrito”.

 

Cidadania e Desenvolvimento

No âmbito desta disciplina, a biblioteca desenvolve sessões nas áreas da Cibersegurança, da Cidadania Digital, da Desinformação, com as turmas que os professores inscrevem no início do ano letivo.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0