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Blogue RBE

Ter | 22.02.22

Literacia da Informação e dos Media ao serviço do bem público

Literacia da informação e dos media, uma emergência educativa

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Capacitar para utilizar conteúdos de internet, incluindo informação, para o bem da sociedade e para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um objetivo chave da Literacia da Informação e dos Media.

Estas competências dos cidadãos permitem assegurar acesso público à informação e dizem respeito a todos os ODS, incluindo à realização do objetivo (16.10), sendo absolutamente necessário dominar um conjunto de competências que possibilitam a sensibilização e a participação, assim como a compreensão dos contextos sociais dos conteúdos.

Ao aprenderem a descodificar e construir mensagens através de uma ampla gama de fornecedores de conteúdos, os cidadãos podem ter uma melhor compreensão do modo como o acesso à informação e às liberdades fundamentais podem ajudar a garantir que as suas sociedades sejam seguras, resilientes e sustentáveis.

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Para ser possível colocar a Literacia da Informação e dos Media ao serviço do bem público, é necessário:

  • Compreender que esta implica uma combinação de competências relativas a conteúdos, instituições (como as empresas de meios de comunicação e de Internet) e saber fazer digital, as quais incluem conhecimentos e capacidades, atitudes e valores;

  • Reconhecer que os cidadãos precisam de conhecimentos para encontrarem, utilizarem e criarem informação dentro da enorme massa de outros tipos de conteúdos;

  • Assegurar que todas as gerações, assim como as mulheres, homens e grupos marginalizados, tais como pessoas que vivem com deficiência, povos indígenas ou minorias, devem ter igual acesso a essas competências;

  • Entender a Literacia da Informação e dos Media como uma ajuda essencial para o diálogo intercultural, a compreensão mútua e a literacia cultural;

  • Desenvolver políticas e estratégias nacionais para tornar a Literacia da Informação e dos Media uma realidade em todas as sociedades.

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Com a consciência da vocação tradicional das bibliotecas para proporcionar acesso à informação, seja através da disponibilização de recursos (hoje tanto físicos como digitais), seja através da capacitação dos seus utilizadores para o uso dessa informação, a Rede de Bibliotecas Escolares tem recorrentemente apelado ao trabalho das bibliotecas nesta área que, hoje, mescla a informação e o uso competente dos media de forma indissociável.

Em 2012, foi publicado um documento estruturante do trabalho das bibliotecas escolares, o referencial Aprender com a biblioteca escolar, que orienta o trabalho das bibliotecas escolares nas áreas da leitura, da informação e dos media, competências indispensáveis à vida e participação plenas. Este documento tem vindo a ser desenvolvido; teve uma segunda edição em 2017 e conta presentemente com um sítio de apoio, Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos, e, recentemente, com um Guia Orientador - Aprender com a biblioteca escolar: programa para o desenvolvimento de literacias.
O Quadro Estratégico da RBE, define este trabalho como umas das áreas estratégicas a exigir atenção das bibliotecas escolares entre 2021 e 2027. 

É tempo de agir!
Tal como se tem demonstrado nesta série de artigos que hoje se encerra, os tempos atuais vêm mostrando a urgência do desenvolvimento destas competências sob pena de não se cumprir verdadeiramente a função da escola. É por isso que as bibliotecas, como historicamente sempre fizeram, têm que se colocar na vanguarda desta luta e, primeiro, convencer as suas comunidades desta emergência e, depois, colaborar com elas no desenho de programas estruturados e sistemáticos de Literacia da informação e dos Media e na implementação desses programas. Sem isso, o nosso trabalho ficará muito aquém do necessário.

Este artigo foi adaptado de: Media and Information Literacy: The time to act is now! [2]


Leia os outros artigos da série Literacia da Informação e dos Media, uma emergência educativa:
Criação e uso de conteúdos online: evolução e importância
O desafio de verificar e avaliar a informação
A importância da Informação e dos Media na vida quotidiana
Lutar contra os estereótipos e pelo direito à igualdade
O poder da Inteligência Artificial

Referências

  1. Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf
  2. UNESCO (2021). Media and Information Literacy: The time to act is now! https://en.unesco.org/sites/default/files/mil_curriculum_second_edition_summary_en.pdf

  3. Fonte da imagem: UNESCO (2021). Media and Information Literacy: The time to act is now! https://en.unesco.org/sites/default/files/mil_curriculum_second_edition_summary_en.pdf

 

 

 

 

 

 

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