Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 01.03.23

LIGA-TE: Literatura e Ilustração de Gavião

2023-03-01 PQ2.png

De 17 a 20 de março, o Alto Alentejo e o município de Gavião celebram a festa do livro, da leitura e da ilustração com inúmeras atividades para todas as idades.

O livro não deixa ninguém para trás nem ninguém de fora. No dia 17 de março de 2023 nasce o LIGA-TE - Literatura e Ilustração de Gavião, que pretende valorizar o património natural e cultural do concelho, através da conexão entre artistas e residentes.

Subjacente a essa lógica, dividimos o projeto em subtemas e procurámos encontrar os melhores artistas para cumprir os objetivos:

LIGA-TE à PALAVRA, com vários escritores e contadores de histórias tais como Afonso Cruz, Pedro Seromenho, Kiara Terra, Estefânia Surreira, Andreia Duarte, entre outros.

LIGA-TE à FAMÍLIA, com a peça “O meu avô consegue voar” da companhia de Marionetas Mandrágora, assim como um “Ateliê de Conto e Ilustração” para famílias e a apresentação dos livros “O avental da minha avó”, “As gravatas do meu pai” e “Os livros que devoraram o meu pai” no âmbito das comemorações do dia 19/03.

LIGA-TE à TERRA, através de uma oficina de ilustração e performance com vinho pelo Paulo Galindro, além de uma instalação artística com os artistas Carlo Giovani, Zita Pinto, Pedro Seromenho, Bárbara R. e os alunos do concelho, para se criar um mural com cubos de sabão-pedra. A ilustradora Bárbara R. fará a exposição de tapeçaria intitulada “Atrás de uma montanha há sempre outra. E outra. E outra.” e duas oficinas de ilustração em escolas, inspirando-se nas mantas e tapeçarias de Belver.

LIGA-TE ao OUTRO, numa série de atividades inclusivas e intergeracionais com horas de conto adaptadas, oficinas e jantar literário com a Universidade Sénior.

2023-03-01-02.jpg

Clicar para ver o programa

Resumindo, será uma programação rica com escritores, ilustradores, contadores e artistas de renome nacional e internacional, em quatro dias repletos de espetáculos literários, teatrais e musicais para todos, relevando a obra infantojuvenil junto das escolas e dos leitores de todas as idades! Haverá oficinas de ilustração, apresentação de livros, espetáculos musicais, exposições e workshops, que tornarão o evento único.

O LIGA-te será um Festival inclusivo e intergeracional, que convida o público e envolve as instituições locais. Antes do arranque, criaremos uma identidade gráfica própria e faremos uma comunicação focalizada. Queremos que o LIGA-te seja um Festival de AFETOS! Neste programa não foi esquecido o enfoque pedagógico nas escolas, professores e famílias, para a leitura e a ilustração ser um motivo de UNIÃO e FESTA!

_____________________________________________________________________________________________________________________