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Blogue RBE

Ter | 13.12.22

LI - Letras & Imagens

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O projeto LI - Letras & Imagens, desenvolvido na Biblioteca da Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira, uma das escolas do AE Ovar Sul, é apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Direção do Agrupamento e resulta de uma candidatura ao projeto Biblioteca Digital, efetuada em novembro de 2020.

Este projeto, iniciado em 2021-22 com duas turmas do 5.º ano, tem como objetivos:

  • - centrar as aprendizagens na biblioteca, através do desenvolvimento de projetos inovadores que permitam formar os alunos;
  • - desenvolver as literacias da leitura e dos media e as literacias fílmica e audiovisual;
  • - estimular a imaginação, a criatividade e o espírito crítico, através da criação de universos virtuais a partir dos livros.

Na sequência da aquisição do equipamento e do software necessários para o desenvolvimento do projeto, foi realizada, a título experimental, com uma turma do 9.º ano, em 2020-21, uma curta-metragem de animação, a partir de uma adaptação, aos tempos atuais, do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

O filme de animação foi feito com a colaboração do Cine Clube de Avanca e das escolas parceiras no projeto Erasmus+ Eco-Herit@ge Matters: Agrupamento de Escolas Manuel Gomes de Almeida, Espinho; I.C. F. P. Polizzano (Gangi – Itália); OŠ Retfala (Osijek – Croácia); 4o Gymnasio Prevezas (Preveza – Grécia) e Colegiul National Petru Rares (Beclean – Roménia).

A leitura da obra, a caracterização das personagens e a escrita do argumento foram feitas pelos alunos da EB Monsenhor Miguel de Oliveira, nas aulas de Português. Posteriormente, foram sendo feitas pequenas melhorias ao texto inicial, pela equipa de coordenação (professores Bruno Silva, João Católico e M.ª João Cartaxo), uma vez que foi necessário ter em conta o tempo de duração, a participação das escolas parceiras e a mensagem ecológica que se pretendia passar.

Ao longo do ano letivo 2020-21, alunos e professores, portugueses e dos países parceiros, participaram na elaboração do storyboard, desenharam as personagens e os cenários e animaram as várias sequências. A gravação das vozes foi feita a distância, pelas escolas parceiras, e presencialmente, no Aurastudio, em Paços de Brandão. A banda sonora do filme esteve a cargo dos The TreeHouse Experience, uma Banda de Rock Instrumental de Ovar.

Purgatory Airlines foi exibido publicamente, pela primeira vez, no Avanca Film Festival, a 30 de julho de 2022, no qual foi distinguido com uma menção honrosa. Neste momento, está em competição em vários festivais de cinema, nacionais e internacionais, tendo recebido, até à data, o prémio de melhor filme, realizado por estudantes entre os 13 e 18 anos, no Gimpo Internacional Youth Filme Festival, em Seoul, Coreia do Sul, e mais uma menção honrosa no Student World Impact Film Festival (SWIFF), New York.

 

Trailer do filme Purgatory Airlines

No presente ano letivo, estão a ser produzidas, com três turmas do 6.º ano, três curtas de animação, a partir dos livros " O Tesouro”, de Manuel António Pina, "A Árvore Generosa", de Shel Silverstein, e "Eu vou ser", de José Jorge Letria, que deverão estrear em abril de 2023.

O projeto Letras & Imagens contempla a criação, pelos alunos, de recursos digitais a partir da leitura e exploração de obras do Plano Nacional de Leitura, preferencialmente curtas, sempre com a orientação de um professor. Seguidamente, os alunos procedem ao desenho, pintura e recorte de personagens, de cenários e de outros elementos, à captação de imagens e à criação de sequências animadas com o objetivo de produzir curtas-metragens de animação, das obras lidas ou ouvidas.

A criação do projeto LI decorre da constatação de que vivemos numa sociedade marcada pelo digital, pelo que a Escola deverá ser a primeira a adaptar-se, através da implementação e do desenvolvimento de metodologias inovadoras que vão ao encontro das necessidades de aprendizagem dos alunos, articulando-as com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Sendo a Biblioteca Escolar uma estrutura de orientação educativa determinante na comunidade escolar, deverá ser também ela a encontrar respostas adequadas a essa necessidade de inovação, assumindo um papel central na mudança das práticas pedagógicas, tão dominadas pela utilização das tecnologias e que requerem o conhecimento de novas literacias.

A planificação dos projetos tiveram por base os referenciais Aprender com a Biblioteca Escolar e de Educação para os Media e incidem no desenvolvimento das literacias da leitura e dos media, e também das literacias fílmica e audiovisual, em articulação com o Plano Nacional de Cinema.

Siga a hiperligação para ver algumas etapas do processo criativo.

 

A equipa de coordenação do LI – Letras & Imagens
Mª João Cartaxo, João Católico e Bruno Marques da Silva

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0