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Blogue RBE

Sex | 27.03.15

Ler+Mar em Matosinhos

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ExposiçãoMatosinhos1.pngConcursoMatosinhos3.png

 

 

No passado dia 20, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca (BMFE), em Matosinhos, decorreu a final da 2.ª fase do concurso de saberes (questões de cultura geral, com incidência nos conhecimentos sobre o património, a economia ou a demografia do concelho) destinado aos alunos do 7.º ano de todas as escolas do concelho.

 

Na 1.ª fase do concurso, no final de janeiro, cada escola apurou quatro alunos que se deslocaram depois à BMFE para a fase seguinte, na qual foram selecionados para a sessão final 10 concorrentes. Entre as duas fases, os participantes puderam visitar a Biblioteca Municipal e assistir a momentos culturais proporcionados por alunos de várias escolas do concelho. O vencedor e todos os finalistas receberam um prémio, entregue pelos Vereadores da Educação e da Cultura.

 

Esta foi uma das três vertentes do projeto Em terra de mar, alunos a criar - que se insere na proposta Ler+ Mar, do Plano Nacional de Leitura - dinamizado pelos professores bibliotecários de Matosinhos e pelo coordenador do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). A escolha do dia 20 de março como ponto culminante das atividades pretendeu mobilizar os intervenientes para a Semana da Leitura 2015.

 

Outra das vertentes do projeto consistiu num concurso de trabalhos sobre Matosinhos (gráficos, escritos ou multimédia) destinado a alunos do ensino secundário, cujos prémios foram também entregues naquela data. A terceira atividade - uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico sobre o património de Matosinhos - está patente na BMFE até 11 de abril. As três facetas do projeto tiveram como objetivo o conhecimento do património do concelho de Matosinhos e a promoção das literacias da informação, da leitura e dos média, sempre que possível em articulação com as disciplinas do currículo escolar.

 

 

Maria Artur Barros

Coordenadora interconcelhia

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0