Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 28.04.23

Ler para crer ler – um projeto inclusivo de leitura.

2023-04-28 pq.png

A biblioteca do Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, Merceana, no concelho de Alenquer, integrou em 2020 o Projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura e da Direção Geral da Educação. O grande objetivo desta candidatura é a implementação, nas bibliotecas escolares, de projetos inclusivos de leitura, ou seja, promover a inclusão através da leitura.

Como facilmente depreendemos, este objetivo não se atinge sem uma forte cultura colaborativa, e o projeto “Ler para crer ler”, para além de possuir uma designação provocadora, partiu deste pressuposto fundamental. 

De entre as ações que realiza, e que podem ser seguidas através do blogue criado para divulgar o projeto, destaca-se a criação um livro intitulado “Robonhões Robólicos”. Os alunos do Centro Escolar de Vila Verde dos Francos, acompanhados pelos professores e pela biblioteca escolar, começaram por realizar várias atividades de leitura, foram incentivados a imaginar e a escrever. “Surgiram sempre trabalhos fantásticos, histórias de encantar, poemas divertidos”, lê-se no prefácio deste magnífico trabalho. 

Robonhões Robólicos nasceu da exploração de dois títulos inspiradores Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa, e Estrambólicos, de André e José Jorge Letria. Através de leituras e de dramatizações, construções de robots fantásticos e desconhecidos, os alunos iniciaram o grande projeto: inventaram, desenharam e pintaram seres fabulosos e escreveram frases inesperadas...

Depois de montarem as várias personagens “robólicas”, apresentaram o projeto à Junta de Freguesia de Vila Verde dos Francos e à Associação Alenculta, que asseguraram a sua publicação.

A ideia de que a diversidade enriquece o nosso imaginário e a nossa dimensão de seres humanos, ficou bem patente neste título inquietante. Tudo esta aventura foi possível, como bem evidencia o nome do projeto, porque toda a comunidade ACREDITOU: Ler para crer ler.

O prefácio revela-nos a receita para o sucesso:

...ouvir e dar a ler, explorar intensamente a imaginação de uma criança, levá-la a escrever ideias que imagina, levá-la a acreditar que ler é uma das melhores coisas do mundo, trabalhar com bons parceiros que acreditam que crianças e livros tornam o mundo muito melhor. Ler para crer ler porque Todos Juntos Podemos Ler!”.

Incluir é tornar visível que todos somos imprescindíveis, no desafiante mosaico que é o mundo que habitamos. Ficou expresso neste projeto criativo de leitura e na atitude pró-ativa desta comunidade.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0