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Blogue RBE

Qui | 09.10.25

Ler, escrever e desenvolver a literacia mediática com a biblioteca escolar

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Abertura dos concursos “Isto também é comigo!” e “Jornalistas em Rede”

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com o projeto PÚBLICO na Escola, lançou os concursos Isto também é comigo! - espaço mensal de opinião para alunos do ensino secundário — e Jornalistas em Rede — concurso de reportagem e entrevista para alunos do 3.º ciclo. Estas iniciativas articulam práticas de leitura orientada, produção escrita e desenvolvimento de competências de literacia mediática e informacional, oferecendo aos alunos a oportunidade de escrever para um público efetivo/real e de ver os seus trabalhos publicados nas plataformas digitais do projeto.

🔴Objetivos e alcance pedagógico
Os regulamentos evidenciam os objetivos centrais: incentivar a leitura de jornais, promover o debate da atualidade, desenvolver competências de expressão escrita e fomentar as literacias da informação e dos media. Os concursos valorizam a correção linguística, a criatividade e o respeito pelas marcas distintivas dos géneros (opinião, reportagem e entrevista). Estas finalidades apontam para uma dupla aposta: a consolidação de práticas de leitura e de escrita e o desenvolvimento do sentido crítico, da análise e da reflexão para interpretar e produzir conteúdos mediáticos.

🔴Uma prioridade educativa
A literacia mediática é hoje reconhecida como componente indispensável da formação cívica e escolar. O Plano Nacional de Literacia Mediática (Estratégia 2025–2029) e a respetiva resolução do Conselho de Ministros sublinham a necessidade de integrar a literacia mediática de forma transversal no sistema educativo e de mobilizar recursos institucionais para combater a desinformação e fomentar uma participação pública informada. Em paralelo, a Estratégia nacional de educação para a cidadania, da Direção-Geral da Educação, recomenda a incorporação destas competências em todos os ciclos de ensino. Estes enquadramentos políticos e normativos legitimam e reforçam a pertinência destes concursos como instrumentos pedagógicos coerentes com as prioridades nacionais. 

🔴Evidência sobre o impacto educativo
Estudos nacionais recentes e trabalhos de investigação aplicada apontam para benefícios mensuráveis quando as escolas integram práticas regulares de análise de media e produção jornalística: melhoria da capacidade argumentativa, maior rigor na seleção de fontes e aumento do envolvimento cívico dos alunos. Projetos que combinam leitura orientada, atividades de escrita e avaliação formativa contribuem para a consolidação de competências transversais que ultrapassam a esfera estrita da disciplina de Português.

🔴Carácter transversal e interdisciplinar
Sublinhe-se que estas iniciativas não devem ser interpretadas como exclusivas da disciplina de Português, podendo realizar-se em contextos diversificados — jornal escolar, clubes e aulas de diferentes áreas — permitindo que disciplinas como História, Geografia, Cidadania, Ciências Naturais contribuam para a seleção de temas, investigação e contextualização. A biblioteca escolar, enquanto núcleo de coordenação e mediação, tem um papel central no apoio à leitura e à escrita: promover a leitura de textos mediáticos, oficinas de escrita aplicadas aos géneros jornalísticos, com mecanismos de revisão de texto por pares, e formação do utilizador em verificação de fontes.

 

Os concursos Isto também é comigo! e Jornalistas em Rede são iniciativas que, pela sua estrutura e objetivos, contribuem de forma decisiva para a articulação entre leitura, escrita e literacia mediática. O seu valor reside na capacidade de mobilizar a escola como um todo, para além das suas fronteiras físicas. O trabalho integrado entre professores, professores bibliotecários e alunos, em torno da atualidade e dos eventos do quotidiano, permitem uma apropriação do real e a participação nestas atividades contribui, em última instância, para formar cidadãos críticos e responsáveis, capazes de intervir, de modo informado e consciente, no espaço público. A tomada de posição em relação a temas e acontecimentos treina cidadãos ativos com competências de interpretação do real, argumentação, pensamento crítico e intervenção.



Referências

🟥Direção-Geral da Educação. (2025). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/enec-2025.pdf

🟥Pereira, S., Pinto, M., & Madureira, E. J. (2023). Referencial de Educação para os media: Educação pré-escolar, Ensino básico, Ensino secundário. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/referencial-epm-versaoatualizada-dez2023_11dez.pdf

🟥Rede de Bibliotecas Escolares. (2025). Isto também é comigo! Regulamento do concurso. RBE / PÚBLICO na Escola. https://rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1833&fileName=regulamento_isto_20252026.pdf

🟥Rede de Bibliotecas Escolares. (2025). Jornalistas em Rede Regulamento do concurso. RBE / PÚBLICO na Escola. https://rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1832&fileName=regulamento_jornalistas_20252026.pdf

🟥Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2025, de 18 de março. (2025, 18 de março). Diário da República: I série, n.º 54. Imprensa Nacional-Casa da Moeda. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/65-2025-911303074

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