Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 04.01.22

Leonor Antunes, de Torres Vedras, é a vencedora da edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!”

2022-01-04.png

Estudantes do 9.º ao 12.º ano podem participar, todos os meses, com textos de opinião inspirados em trabalhos do PÚBLICO.

Este mês, a boa notícia vai para Torres Vedras: Leonor Antunes, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, venceu a edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bibliotecas Escolares. O texto de opinião premiado, que aqui publicamos, tem como título: “Sim, as nossas opiniões contam”. E explica porquê.

Sim, as nossas opiniões contam!

A notícia do PÚBLICO “As opiniões dos jovens contam? Não, dizem 80% dos inquiridos pela Unicef”, de 19 de novembro de 2021, fez-me perceber que também eu me incluo na elevada percentagem de jovens que lamentam não ser ouvidos. Estes resultados, no meu entender, refletem um problema de ordem cívica, pois uma sociedade justa deve dar voz a todos os seus cidadãos, independentemente da idade. Importa, por isso, elogiar a iniciativa da Unicef, que teve precisamente como objetivo “reforçar a importância da participação das crianças em todos os assuntos que lhes dizem respeito”.


Creio que existe, atualmente, uma grande falta de compreensão da população jovem por parte dos adultos, visto que o conceito de adolescente cai muito facilmente – e de forma injusta – no estereótipo. É importante frisar que a nossa geração está exposta a realidades bem distintas daquelas vividas por gerações passadas. Como mencionado na notícia, acredita-se que, hoje em dia, os maiores desafios dos adolescentes são as redes sociais e a saúde mental, que, como apontam diversos estudos, estão fortemente relacionadas. Os resultados do inquérito também revelam a preocupação dos jovens com a debilidade dos transportes públicos assim como a sua vontade de apoiar a comunidade através de ações de voluntariado, o que não só mostra que nos preocupamos com o bem comum, mas também que existem problemas que só a nossa geração compreende e que, para se solucionarem de forma adequada, requerem a nossa opinião.


É, por tudo isso, ilógico não se valorizar a voz dos jovens numa sociedade democrática, que, por princípio, deve assegurar a representatividade das mais diversas perspetivas dos seus cidadãos. A nossa opinião deve ser tida em conta, sim, de modo a que possamos fazer a diferença agora e num mundo que, um dia, estará à nossa responsabilidade.

 

Leonor Antunes
11.º ano
AE Henriques Nogueira, Torres Vedras

 

O concurso “Isto também é comigo!” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares. Tem como destinatários alunos do 9.º ao 12.º ano, desafiados a escrever um texto de opinião a propósito de um trabalho do jornal PÚBLICO. O regulamento do concurso está disponível online.

Em cada mês, o estudante vencedor recebe uma coleção de livros do PÚBLICO e vê o seu texto publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais. À escola é oferecida uma assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a biblioteca.

Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Joana Amaral, aluna do 12.º ano na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.

Um outro concurso, "Jornalistas em Rede", está também a decorrer neste ano letivo, no âmbito da mesma iniciativa conjunta, apresentada, no final de outubro, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”.

_____________________________________________________________________________________________________________________