Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 14.05.25

Leituras que curam: Farmácia Literária e Biblioterapia

Blogue (3).jpg

Em abril de 2021, em pleno regresso à normalidade após os tempos desafiantes da pandemia, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão promoveu uma iniciativa singular no âmbito da Semana Aberta e da Semana da Leitura: a Farmácia Literária, uma proposta criativa de promoção da literacia da leitura e do bem-estar através dos livros.

bula1.jpg

Inspirando-se nos princípios da biblioterapia, esta atividade transformou o espaço exterior da escola sede numa “clínica literária” ao ar livre. Os professores bibliotecários assumiram o papel de “médicos de leitura” e dinamizaram consultas abertas, nas quais os “utentes” – alunos, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais, técnicos e docentes – recebiam prescrições de leitura personalizadas, adequadas ao seu “estado de saúde emocional e literária”.

bula2.jpg

Cada “consulta” incluía uma conversa breve e empática, seguida da recomendação de um tratamento inicial em forma de pequenos excertos. A receita final indicava um livro-medicamento, que os participantes podiam levantar na Biblioteca Escolar.

bula3.jpeg

Paralelamente, foram elaboradas várias bulas literárias, inspiradas em livros do fundo documental da biblioteca. Essas bulas, que combinavam criatividade, humor e informação, integraram uma exposição aberta a toda a comunidade escolar, inserida nas celebrações da Semana Aberta, momento anual em que a escola convida a comunidade a entrar e a participar.

exposição.jpeg

A iniciativa teve uma excelente adesão e mostrou, mais uma vez, como a leitura pode ser um poderoso aliado na promoção do bem-estar e da cidadania ativa.

Em resposta ao entusiasmo gerado, a atividade mantem-se até ao presente, com novas abordagens e surpresas, continuando a afirmar a biblioteca escolar como espaço de cuidado, encontro e inspiração.

Os livros foram o nosso refúgio. E ainda são. Livros fazem-nos sentir menos sozinhos.”
          Neil Gaiman

📷 Imagem criada com Chat GPT

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0