Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 28.07.25

Leituras em viagem

Blogue.png

Quando os livros andam de mala em mala e unem escolas, famílias e bibliotecas

O projeto Leituras em Viagem, integrado no programa municipal “Lagoa a Ler e a Contar”, tem-se consolidado como uma referência na promoção da literacia emergente no concelho de Lagoa (Algarve), através da articulação entre a Autarquia, Biblioteca Municipal, Bibliotecas Escolares, Jardins de Infância, famílias e a Universidade do Algarve.

Destinado a crianças do último ano da educação pré-escolar da rede pública, este projeto promove a leitura em contexto escolar e familiar, com base num modelo de intervenção que conjuga acesso universal ao livro, mediação qualificada e avaliação rigorosa dos seus impactos.

Como funciona?

Mensalmente, 16 malas viajam entre 16 salas de pré-escolar, contendo 30 livros de literatura infantil cuidadosamente selecionados (totalizando 480 livros em circulação ao longo do ano letivo). Cada criança leva semanalmente um livro para casa, acompanhado de um cartão com sugestões de atividades de literacia emergente, nomeadamente de consciência fonológica, vocabulário e grafismo.

Além da leitura em casa, professores (as) bibliotecários (as) realizam sessões de mediação de leitura e apresentação de livros nas salas, promovendo a presença continuada da biblioteca escolar no quotidiano educativo da educação pré-escolar.

Ferramentas de apoio e capacitação

Cada criança recebe um Passaporte de Leitura, onde regista as experiências com os livros lidos, incluindo com quem leu, onde e quanto gostou. A cada leitura, é adicionado um “cromo literário”, tornando a atividade lúdica e envolvente.

O projeto incluiu ainda oficinas de formação para educadores de infância e docentes, com o objetivo de fortalecer a intencionalidade educativa das práticas de promoção da leitura e capacitar mediadores de leitura — educadores, docentes e professoras bibliotecárias — para a criação de experiências ricas, afetivas e significativas em torno do livro.

Impacto avaliado: mais leituras, mais motivação, mais equidade

Com a avaliação técnico-científica da Universidade do Algarve, os resultados do ano letivo 2023/2024 demonstram um impacto positivo e significativo:

  • 330 crianças participaram (100% das salas da rede pública);
  • 3 413 leituras em família registadas (em 2022/2023 foram 903);
  • Média de 7 leituras por criança;
  • Satisfação média das crianças com a leitura: 4,5 em 5;
  • A motivação para a leitura aumentou em todos os domínios avaliados (prazer, valor e autoconceito);
  • As diferenças de género na motivação para a leitura foram reduzidas;
  • Aumentaram práticas de literacia familiar, como ler rótulos, receitas, histórias ou escrever palavras com as crianças;
  • O projeto teve um efeito protetor face às desigualdades socioeconómicas, promovendo o acesso equitativo à literatura infantil.

Vozes das crianças e das famílias

No início li sozinho e não gostei. Mas depois a mãe fez o livro engraçado.” – R., 5 anos, Estômbar

Descobri o que são rimas.” – A., 5 anos, Mexilhoeira

Lemos a história no sofá com o mano e ele também praticou a leitura.” – A., 4 anos, Lagoa

Estes testemunhos refletem o impacto emocional e social da leitura partilhada, fortalecendo vínculos familiares e promovendo hábitos leitores desde a infância.

Um projeto com propósito e continuidade

O Leituras em Viagem afirma-se como um projeto estruturado de promoção da leitura com base na evidência, que une escolas, famílias, bibliotecas e serviços municipais em torno de um objetivo comum: promover o prazer de ler, a equidade no acesso ao livro e o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida.

Nota

  • Considerando os resultados altamente positivos do ano letivo 2023/2024, o projeto Leituras em Viagem foi alargado, no presente ano letivo (2024/2025), a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho de Lagoa, promovendo a continuidade das práticas de leitura e mediação desde a educação pré-escolar até aos primeiros anos do percurso escolar.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0