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Blogue RBE

Qui | 11.08.22

Leituras com PES para @ndar

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Leituras com PES para @ndar é um projeto da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Vieira do Minho, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito da candidatura “Ideias com Mérito”.

Este projeto visa trabalhar a leitura com os alunos do 9ºano (5 turmas), em articulação com o PES (Projeto de Educação para a Saúde), Cidadania e Desenvolvimento, Português, Ciências Naturais e outras disciplinas, através da exploração de obras literárias ou textos mais simples que, de algum modo, abordem temas fulcrais da Educação para a Cidadania.

Os temas a tratar são: Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde (promoção da saúde; saúde pública; alimentação e exercício físico).

Este projeto desenvolve-se em 4 etapas distintas: leitura; debate; escrita; apresentação de um produto final. Este produto final será divulgado, no final do ano letivo, durante uma apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos por cada uma das turmas.

Neste momento, sob orientação da Biblioteca Escolar, os alunos já realizaram os debates de acordo com os temas distribuídos a cada uma das turmas. A síntese dos debates foi divulgada durante a Semana da Leitura deste agrupamento (4 a 8 de abril de 2022) através da rádio local: https://radioaltoave.sapo.pt/leituras-com-pes-para-andar-alunos-da-aeva-apresentam-conclusoes-sobre-temas-fulcrais-para-a-sociedade/

Apesar do projeto ainda se encontrar numa fase intermédia de execução e estar prevista a sua continuidade, no próximo ano letivo, já é possível concluir que contribui para a promoção de um “ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar” através de um trabalho que pretende criar “condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico”, tal como previsto no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. De facto, tem sido possível constatar que estes alunos do 9ºano conseguem discutir assuntos sérios da sociedade e tomar uma posição fundamentada, desde que devidamente orientados. A leitura tem-se revelado um excelente ponto de partida, sensibilizando-os e despertando o seu pensamento crítico. Mesmo os discentes menos empenhados no seu percurso académico/ com dificuldades de aprendizagem, têm revelado interesse em participar nos debates, argumentando de modo sério e coerente.

Para informações detalhadas relativas a este projeto, por favor consultar o conteúdo disponibilizado em https://bit.ly/3uxJVqL

 

Republica-se o artigo de 13.04.2022

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