Knolling Literário: uma estratégia criativa para promoção da leitura
A técnica Knolling é utilizada com frequência no mundo da fotografia publicitária e pode ser adaptada à realidade educativa, como estratégia para fomentar o gosto pela leitura e pelos livros. Que tal experimentar um Knolling Literário?
A designação Knolling, também conhecida por fotografia Flat Lay, tem sido utilizada para a apresentação de marcas e para a venda de produtos, através da criação de uma composição visualmente interessante. Os diferentes objetos apresentados são posicionados em ângulos de 90 graus e fotografados através de um ângulo picado extremo (a câmara está situada por cima do motivo que se pretende registar), habitualmente sobre um fundo de cor sólida, de modo a facilitar a leitura da imagem fotográfica. Knolling é uma técnica fotográfica que implica alinhar os objetos para criar a imagem perfeita.
Esta é uma técnica bastante utilizada nas redes sociais porque a imagem:
- é bastante apelativa e não passa despercebida;
- permite que os objetos apresentados se destaquem;
- nos apresenta semelhanças, conexões e relações entre os objetos apresentados.
Desafie os seus alunos a fazerem Knolling Literário: a apresentação de um livro, acompanhado por objetos que representem o essencial da história, e que acabarão por se traduzir numa sinopse visual. Esta pode ser uma atividade a integrar na iniciativa Projeto Pessoal de Leitura.
A atividade passo a passo
Para responder a esta atividade, o aluno tem de:
- Escolher um livro que tenha lido e que conheça muito bem;
- Selecionar 10 objetos (aproximadamente) importantes, que estejam relacionados com as ideias ou com os detalhes do livro;
- Colocar os objetos numa superfície plana, bem iluminada;
- Organizar os objetos numa disposição paralela e num ângulo de 90º, formando um retângulo ou um quadrado;
- Fazer o enquadramento dos vários objetos e fotografar (vista de cima);
- Realizada a fotografia, justificar a presença de cada objeto e a sua relação com o livro (esta justificação pode ser oral ou escrita);
- Elaborar uma apresentação interativa com a fotografia e as informações acerca de cada objeto (por exemplo, com recurso à plataforma Thinglink ou Piktochart).
Dicas & truques
Para ajudar a fazer a composição dos objetos, os alunos podem visualizar o vídeo seguinte:
Para excelentes resultados de fotografia, deve retirar-se retirar a opção de flash nos equipamentos.
Caso se pretenda publicar as fotografias resultantes no Instagram, há que ter em atenção a dimensão num formato quadrado, de modo a evitar cortes na imagem (1080 x 1080 pixels).
Nas publicações, sugere-se o uso das hashtags: #knollingliterario e #knollingnabiblioteca.
Sugestões para bibliotecas
Lance este desafio aos professores da sua escola e aos seus alunos. Utilize o espaço da biblioteca para organizar os objetos e para dinamizar a atividade. Tenha em consideração:
📍 Proponha a atividade antes da leitura do livro, para que os alunos tenham oportunidade de pensar nas ligações entre os objetos e na respetiva recolha.
📍 Na produção do texto sobre os objetos apresentados, solicite aos alunos a indicação de citações retiradas do livro de modo a apoiar as suas escolhas.
📍 Reserve três momentos para a atividade: um para a composição e para o registo fotográfico, outro para justificação escrita e, por último, outro para a apresentação aos colegas.
📍 Exponha fisicamente as fotografias, assim como as respetivas justificações, em cartazes na biblioteca escolar.
📍 Partilhe a atividade nos canais digitais da biblioteca.
Referências
- Fundación Colégio Bérriz (2023, 16 de maio). Knolling literario. https://colegioberriz.com/berriz-al-dia/knolling-literario/
- Yeung, V. (2016, 17 de outubro). 90 Degrees: A video about knolling [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=4xJ5su62eMk
- 📷 https://www.instagram.com/bookbento/