Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 06.10.23

Knolling Literário: uma estratégia criativa para promoção da leitura

2023-10-06.png

A técnica Knolling é utilizada com frequência no mundo da fotografia publicitária e pode ser adaptada à realidade educativa, como estratégia para fomentar o gosto pela leitura e pelos livros. Que tal experimentar um Knolling Literário?

A designação Knolling, também conhecida por fotografia Flat Lay, tem sido utilizada para a apresentação de marcas e para a venda de produtos, através da criação de uma composição visualmente interessante. Os diferentes objetos apresentados são posicionados em ângulos de 90 graus e fotografados através de um ângulo picado extremo (a câmara está situada por cima do motivo que se pretende registar), habitualmente sobre um fundo de cor sólida, de modo a facilitar a leitura da imagem fotográfica. Knolling é uma técnica fotográfica que implica alinhar os objetos para criar a imagem perfeita.

Esta é uma técnica bastante utilizada nas redes sociais porque a imagem:

  • é bastante apelativa e não passa despercebida;
  • permite que os objetos apresentados se destaquem;
  • nos apresenta semelhanças, conexões e relações entre os objetos apresentados.

Desafie os seus alunos a fazerem Knolling Literário: a apresentação de um livro, acompanhado por objetos que representem o essencial da história, e que acabarão por se traduzir numa sinopse visual. Esta pode ser uma atividade a integrar na iniciativa Projeto Pessoal de Leitura.

A atividade passo a passo

Para responder a esta atividade, o aluno tem de:

  1. Escolher um livro que tenha lido e que conheça muito bem;

  2. Selecionar 10 objetos (aproximadamente) importantes, que estejam relacionados com as ideias ou com os detalhes do livro;

  3. Colocar os objetos numa superfície plana, bem iluminada;

  4. Organizar os objetos numa disposição paralela e num ângulo de 90º, formando um retângulo ou um quadrado;

  5. Fazer o enquadramento dos vários objetos e fotografar (vista de cima);

  6. Realizada a fotografia, justificar a presença de cada objeto e a sua relação com o livro (esta justificação pode ser oral ou escrita);

  7. Elaborar uma apresentação interativa com a fotografia e as informações acerca de cada objeto (por exemplo, com recurso à plataforma Thinglink ou Piktochart).

Dicas & truques

Para ajudar a fazer a composição dos objetos, os alunos podem visualizar o vídeo seguinte:

Para excelentes resultados de fotografia, deve retirar-se retirar a opção de flash nos equipamentos.

Caso se pretenda publicar as fotografias resultantes no Instagram, há que ter em atenção a dimensão num formato quadrado, de modo a evitar cortes na imagem (1080 x 1080 pixels).

Nas publicações, sugere-se o uso das hashtags: #knollingliterario e #knollingnabiblioteca.

Sugestões para bibliotecas

Lance este desafio aos professores da sua escola e aos seus alunos. Utilize o espaço da biblioteca para organizar os objetos e para dinamizar a atividade. Tenha em consideração:

📍 Proponha a atividade antes da leitura do livro, para que os alunos tenham oportunidade de pensar nas ligações entre os objetos e na respetiva recolha.

📍 Na produção do texto sobre os objetos apresentados, solicite aos alunos a indicação de citações retiradas do livro de modo a apoiar as suas escolhas.

📍 Reserve três momentos para a atividade: um para a composição e para o registo fotográfico, outro para justificação escrita e, por último, outro para a apresentação aos colegas.

📍 Exponha fisicamente as fotografias, assim como as respetivas justificações, em cartazes na biblioteca escolar.

📍 Partilhe a atividade nos canais digitais da biblioteca.

Referências

  1. Fundación Colégio Bérriz (2023, 16 de maio). Knolling literario. https://colegioberriz.com/berriz-al-dia/knolling-literario/
  2. Yeung, V. (2016, 17 de outubro). 90 Degrees: A video about knolling [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=4xJ5su62eMk
  3. 📷 https://www.instagram.com/bookbento/

_____________________________________________________________________________________________________________________