Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




dn.png

 

Anunciamos o mais recente projeto do Media Lab Diário de Notícias, disponível gratuitamente para escolas com alunos do 3º ciclo e Secundário: o Ciclo “Jovens Repórteres de Ciência - 2019”.

 

Fomentar a inclusão social e digital, desenvolver o espírito crítico e contribuir para a tomada de decisões informadas constituem a missão do Media Lab DN, que se revê nestes 7 dias de troca de conhecimento e experiência mediático-científica.

 

O “FALANDO DE CIÊNCIAS”

 

O workshop “Falando de Ciências” é uma atividade que tem vindo a ser desenvolvida pelo Media Lab DN, desde há 7 anos, com o apoio da Ciência Viva, do Instituto Gulbenkian de Ciência e da Fundação Champalimaud. Inaugurado em 2012, pelo então Ministro da Educação e Ciência, Professor Doutor Nuno Crato, o workshop tem dado a conhecer aos mais jovens os avanços da Ciência, através da prática de construção de notícias. Este ano, desafia os alunos de escolas nacionais a serem jornalistas do ciclo “Jovens Repórteres de Ciência - 2019”.

 

A duração será de 7 semanas e os temas a abordar são atuais e de grande interesse para o currículo escolar. A saber: Ativismo Ambiental; Saúde; Astronomia; Atividade do Cientista; Biodiversidade; Energia; e Oceanos. Em cada tema/sessão teremos um orador especialista convidado e, como jornalista especialista de Ciência, contamos com Filomena Naves - Diário de Notícias.  

 

As atividades serão GRATUITAS.

 

COMO?

 

Com o intuito de consciencializar sobre a relevância destes temas e de despertar o interesse quanto à literacia mediática, os jovens terão a oportunidade de assistir a um workshop sobre a profissão de jornalista, ouvir os convidados falarem sobre as suas profissões e os seus projetos, abrindo, no final, a perguntas.

 

 

Na metodologia já característica do  MediaLab - “Aprender, Fazendo” - os alunos serão ainda desafiados a viverem um dia como jornalistas, colocando em prática o que aprenderam. Dividindo-se em grupos, terão a oportunidade de entrevistar o convidado do dia e elaborar os seus próprios jornais impressos , noticiários de vídeo e rádio TSF .



SESSÕES GRATUITAS:

 

Dia Mundial da Terra

29 Abril

(2ª feira)

Francisco Ferreira

(Professor na área de Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - FCT-UNL; Presidente da ONG ZERO)

Dia Mundial da Saúde

2 Maio

(5ª feira)

Gina Tomé

(Psicóloga Clínica e da Saúde; Investigadora no Projeto “Aventura Social”, nas áreas da Saúde Mental; Coordenadora do Projeto ES´COOL - Promoção da Saúde Mental nas Escolas)

Dia Mundial da Astronomia

7 Maio

(3ª feira)

Zita Martins

(A primeira astrobióloga portuguesa, co-investigadora em missões espaciais da Agência Espacial Europeia; Professora no IST)

Dia Nacional do Cientista

14 Maio

(3ª feira)

 

David Marçal*

Foi jornalista de ciência no Público e autor do Inimigo Público.

Autor de vários livros, espetáculos de teatro e programas de televisão sobre temas científicos.

(Bioquímico; Divulgador de Ciência)

Dia Internacional da Biodiversidade

21 Maio

(4ª feira)

Luís Ceríaco

(Biólogo, curador adjunto da coleção de anfíbios e répteis do MUHNAC)

Dia Mundial da Energia

28 Maio

(3ª -feira)

 

Ana Rita Antunes

(Coordenadora da Coopernico, projeto de apoio às energias renováveis)

Dia Mundial dos Oceanos

4 Junho

(3ª feira)

 

Paula Sobral*

(Bióloga e especialista em microplásticos e lixo marinho)

*A confirmar.

 

 

Horário das sessões:

das 14h30 às 17h30

Lotação /sessão: 45/60 alunos

Local: Media Lab DN - Torres de Lisboa | Torre E - Benfica

 

Este convite foi enviado a algumas escolas selecionadas. Aguardamos a inscrição da sua escola, tão breve quanto possível. Responda já e garanta a data que mais lhe convém.



Notas:

- O trabalho dos alunos e as fotografias da sessão com os intervenientes serão divulgadas nas redes sociais Facebook e Instagram do Media Lab e no DN online . As escolas autorizam desde logo a captação e divulgação de imagem e som, os quais poderão ser utilizadas pela GLOBAL NOTÍCIAS - MEDIA GROUP, S.A. quer em publicações impressas, quer online;

- Transporte da responsabilidade da escola;

- Sessões com mínimo de 45 e máximo de 60 alunos (junção de turmas/escolas caso necessário);

- Inscrições: para este email: medialabdn@dn.pt. Inscrição por ordem de chegada e sob confirmação posterior do Media Lab DN;

- Para se poder chegar a várias escolas, pode haver um número limitado de turmas por escola.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor