Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


























Actualmente, cerca de 1.500 instituições contribuem para o espólio disponibilizado pela Europeana, incluindo instituições de renome, como a British Library ou o Museu do Louvre, ou ainda, no caso português, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Direcção Geral de Arquivos, a Biblioteca Nacional, a Casa Fernando Pessoa, ou a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A par destas instituições, tantas outras de menor dimensão integram igualmente o leque de colaboradores neste projecto fantástico que, à distância de um clique, nos permite aceder a múltiplos recursos interessantes e importantes da História da Europa e do Mundo.
As instituições podem propor-se para contribuir com conteúdos para a Europeana através da entidade agregadora do respectivo país. Foi o que aconteceu com a Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio) , de Figueiró dos Vinhos, que tendo um projecto inovador de digitalização da imprensa local foi aceite para integrar conteúdos na Europeana. O projecto desta biblioteca municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos, levou à digitalização dos jornais escolares do concelho, dando-nos assim a possibilidade de aceder a este espólio também através da Europeana. É um projecto pioneiro, sendo curioso o facto de podermos ver o caminho das bibliotecas escolares do concelho através das notícias publicadas nos jornais escolares. Evidencio, por exemplo, o caso do jornal Destaque, da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, que desde o primeiro número disponível, (Maio de 1992), tem uma secção da responsabilidade da biblioteca escolar (BibliopapelFix). Outro exemplo é o número 38 de 2000 do jornal Gato Bravo, da responsabilidade da, então, EB2 de Figueiró dos Vinhos.
Vale a pena percorrer os recursos disponíveis deste concelho na Europeana e, quem sabe, lançar projectos semelhantes de divulgação das comunidades, das escolas, das bibliotecas e dos trabalhos que estas realizam.

Lucília Santos
Coordenadora Interconcelhia



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor