João Couvaneiro, entre os 50 melhores professores do mundo
João Couvaneiro foi distinguido pela Varkey Foundation como um dos melhores professores do mundo. Prémio é considerado o “Nobel da Educação”.
Já são conhecidos os 50 finalistas para o prémio Varkey Foundation Global Teacher Prize, que todos os anos premeia o professor que mais de destacou na profissão. E este ano há um rosto português entre os nomeados para aquele que é considerado o “Nobel da Educação”.
Trata-se de João Couvaneiro, um docente de história a lecionar no Colégio dos Plátanos, em Sintra. Autor de vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, João Couvaneiro é frequentemente convidado para escrever alguns capítulos de livros. Integra ainda o Gabinete do Secretário de Estado da Educação, onde desempenha funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos.
Foi selecionado para o ranking dos 50 melhores professores de entre mais de 20.000 candidaturas provenientes de mais de 179 países.
João Couvaneiro escreve, na sua rede social Facebook, que é “uma enorme honra integrar a lista de 50 finalistas do Global Teacher Prize 2017” e diz-se “feliz com o reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido”.
A ideia de distinguir o melhor professor do ano da Varkey Foundation vai já na 3ª edição e tem o intuito de “dar visibilidade” e “elevar o status da profissão”, procurando aqueles que “mais inspiram os seus alunos e a comunidade ao seu redor”.
O vencedor final será conhecido uma cerimónia a realizar-se em março do próximo ano no Dubai, recebendo um prémio de 1 milhão de dólares.
Conteúdo relacionado:
- Gente fora de série - professor João Couvaneiro (SIC)
- Professor português nomeado para "Nobel da Educação" (JN)
- Professor português candidato ao "Nobel" da Educação: 'Faço o que gosto e ainda me pagam" (Visão)
- Professor português finalista de prémio internacional (TSF)
- Professor português entre os 50 melhores do Mundo (A Bola)
- Joao Couvaneiro - The Global Teacher Prize
- Dr. João Couvaneiro working with teachers and students in Mozambique