Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 28.08.24

Inteligência artificial: presente e futuro

2024-08-28.jpg

A inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente diversos setores e a educação não é exceção. Com ela, abrem-se novas possibilidades e novos desafios para a educação e para as bibliotecas escolares. No entanto, é essencial que estas tecnologias sejam implementadas de forma responsável e inclusiva, assegurando-se o seu uso ético.

Com o objetivo de “responder a questões emergentes e a mudanças contextuais, projetando o futuro”, tal como se encontra inscrito no Quadro Estratégico da RBE 2021-2027, ao longo de 2023-2024 a Rede de Bibliotecas Escolares publicou muitos artigos sobre a temática da inteligência artificial, procurando abarcar múltiplas perspetivas e dar a conhecer posições de diferentes organismos internacionais sobre o assunto. Temos agora oportunidade de os (re)ver.

____________________________________________________________________________

 
Qui | 18.01.24

Tem conversado com os seus documentos ultimamente?

por Mary Ellen Bates

 

Deparei-me com um novo conjunto de ferramentas de IA que permitem carregar um documento e utilizar uma interface do tipo ChatGPT para fazer perguntas ao documento e obter respostas precisas, perspicazes e sensíveis ao contexto.

____________________________________________________________________________

 

Ter | 16.04.24

UNESCO: Estudo sobre Enviesamento de Género em IA

 

 

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a UNESCO e o IRCAI publicaram Challenging Systematic Prejudices An Investigation into Bias Against Women and Girls in Large Language Models. Conheça as conclusões deste estudo que mostra que os LLM perpetuam e fazem escalar preconceitos.

____________________________________________________________________________

 
Qui | 02.05.24

Acrescentar Inteligência Antropológica à IA

 

 

 

A inovação digital passa por acrescentar Inteligência Antropológica à IA. Conheça o Relatório que defende a importância de se associar métodos qualitativos da Antropologia e das Humanidades ao campo dos Big/ Hard Data para se observar e compreender as pessoas e as comunidades online.

____________________________________________________________________________

 

Qua | 19.06.24

Um referencial para a literacia em IA

por Melanie Hibbert, Elana Altman, Tristan Shippen and Melissa Wright

 

As equipas académicas e tecnológicas do Barnard College desenvolveram um referencial de literacia em IA para fornecer uma base conceptual que contribua para a educação e programação em IA. Conheça este referencial que também pode orientar a ação dos níveis de ensino abrangidos pelas bibliotecas escolares.

____________________________________________________________________________

📷 Imagem de Amy por Pixabay

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0