Inteligência artificial: presente e futuro
A inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente diversos setores e a educação não é exceção. Com ela, abrem-se novas possibilidades e novos desafios para a educação e para as bibliotecas escolares. No entanto, é essencial que estas tecnologias sejam implementadas de forma responsável e inclusiva, assegurando-se o seu uso ético.
Com o objetivo de “responder a questões emergentes e a mudanças contextuais, projetando o futuro”, tal como se encontra inscrito no Quadro Estratégico da RBE 2021-2027, ao longo de 2023-2024 a Rede de Bibliotecas Escolares publicou muitos artigos sobre a temática da inteligência artificial, procurando abarcar múltiplas perspetivas e dar a conhecer posições de diferentes organismos internacionais sobre o assunto. Temos agora oportunidade de os (re)ver.
____________________________________________________________________________
Tem conversado com os seus documentos ultimamente?
por Mary Ellen Bates
Deparei-me com um novo conjunto de ferramentas de IA que permitem carregar um documento e utilizar uma interface do tipo ChatGPT para fazer perguntas ao documento e obter respostas precisas, perspicazes e sensíveis ao contexto.
____________________________________________________________________________
UNESCO: Estudo sobre Enviesamento de Género em IA
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a UNESCO e o IRCAI publicaram Challenging Systematic Prejudices An Investigation into Bias Against Women and Girls in Large Language Models. Conheça as conclusões deste estudo que mostra que os LLM perpetuam e fazem escalar preconceitos.
____________________________________________________________________________
Acrescentar Inteligência Antropológica à IA
A inovação digital passa por acrescentar Inteligência Antropológica à IA. Conheça o Relatório que defende a importância de se associar métodos qualitativos da Antropologia e das Humanidades ao campo dos Big/ Hard Data para se observar e compreender as pessoas e as comunidades online.
____________________________________________________________________________
Qua | 19.06.24
Um referencial para a literacia em IA
por Melanie Hibbert, Elana Altman, Tristan Shippen and Melissa Wright
As equipas académicas e tecnológicas do Barnard College desenvolveram um referencial de literacia em IA para fornecer uma base conceptual que contribua para a educação e programação em IA. Conheça este referencial que também pode orientar a ação dos níveis de ensino abrangidos pelas bibliotecas escolares.
____________________________________________________________________________