Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 15.08.25

Integridade da Informação

Blogue (17).png

As nossas opiniões ou pontos de vista erróneos não decorrem apenas, nem principalmente, de desinformação, mas do modo como pensamos (razões internas) e da nossa ignorância. São estruturais, profundos e eternos e podem transformar a realidade, tendo consequências na vida das pessoas. 

______________________________________________________________________________

Porque estamos tão iludidos sobre a realidade?
20.03.25

Apresentarmos números ou estatísticas e promovermos a literacia numérica não garante uma visão objetiva e racional da realidade. 

Segundo Slovic, para transmitir o verdadeiro significado de catástrofes e motivar para a sua prevenção, é necessário acrescentar uma componente emocional que decorre da apresentação de histórias sobre pessoas concretas.

“Apesar da nossa visão de o mundo baseada na realidade estar cada vez mais em risco, há coisas que podemos fazer” (p. 252):

  • Cultivar um saudável ceticismo;
  • Cultivar uma certa inércia, não correndo atrás da última novidade, cuja informação não foi estabilizada;
  • Consumir notícias transitando da recetividade passiva para a reflexão ativa (quem, o quê, onde, quando, para quê esta notícia?), desenvolvendo a leitura lateral usada pelos verificadores de factos;
  • Exercitar um pensamento/ação lento, com consciência e intenção.

______________________________________________________________________________

ONU & IFLA: Integridade da informação e biblioteca
8.01.2024

Segundo Information Integrity on Digital Platforms, “integridade da informação refere-se à precisão, consistência e confiabilidade da informação” (UN, 2023, p. 5).

No seu parecer sobre este Resumo de Políticas, a IFLA, em representação de todos os setores das bibliotecas, considera muito positivo que o Secretário-Geral das NU reconheça a importância do acesso universal a informação fiável e da capacitação do utilizador, dando enfoque a uma literacia digital mais ampla que inclui saber lidar com a desinformação e o discurso de ódio e ter controlo sobre os próprios dados (IFLA, 2023, 22 jun.). 

______________________________________________________________________________

A biblioteca como pilar da integridade da informação
15.01.24

Quando se pretendem implementar soluções de baixo para cima (bottom-up) que envolvam o maior número de pessoas, as bibliotecas escolares que trabalham no terreno com as crianças e jovens, têm um papel fundamental no combate à poluição da informação (information pollution) – informações falsas, enganosas, manipuladas - (Oslo Governance Centre, 2023) - que corrói a confiança nas instituições democráticas, gera oposição às políticas públicas (climáticas, de inclusão social…) e violações aos direitos humanos.

______________________________________________________________________________

Relatório global de confiança 2023
13.11.23

A crescente desigualdade e divisão social e a falta de informação de qualidade geram falta de confiança nos governos e media, tidos como incompetentes e não éticos e falta de esperança no futuro. Esta desconfiança impede as pessoas de discutir e colaborar.

O Relatório apresenta propostas para a mudança, para as quais as bibliotecas escolares podem dar o seu contributo.

______________________________________________________________________________

UNESCO: Semana Global MIL 2022
28.10.22

A Semana Mundial da Literacia Mediática e da Informação (MIL Week), promovida anualmente pela UNESCO, é uma ocasião para reafirmar e aumentar o compromisso MIL para todos e aprofundar a compreensão e dar visibilidade ao seu papel no restabelecimento da confiança, da proteção social e da solidariedade, designadamente na governação e media.

A edição 2022 teve por tema "Alimentando a Confiança: Um Imperativo da Literacia Mediática e da Informação" e Propôs diversas atividades e recursos.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0