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Blogue RBE

Sex | 25.06.21

III Jornadas Iberoamericanas de Bibliotecas Escolares e Públicas

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Para conseguir o bem-estar individual e coletivo, e seguindo os princípios democráticos de equidade, participação e inclusão, Ibero-América enfrenta hoje enormes desafios. Além das persistentes lacunas educacionais, há um aumento significativo dos fluxos migratórios e uma crise económica e social sem precedentes desencadeada pela pandemia.

Dada o importante contributo das bibliotecas para a melhoria das condições de vida das pessoas, esses desafios as interpelam hoje de forma especial, e por isso é imprescindível renovar a agenda de ação do setor bibliotecário para incorporar esses temas de primordial importância no contexto atual e oferecer soluções relevantes às necessidades da população.

Por isso, o Centro Regional para a Promoção do Livro na América Latina e no Caribe -Cerlalc- Unesco—, o Fundo de Compensação Familiar Comfandi ANDI e a Fundação Bibliotec, com o apoio do Ministério da Educação Nacional da Colômbia —MEN—, da Secretaria de Educação de Bogotá e da Prefeitura de Cali convidam à 3ª Conferência Ibero-americana de Bibliotecas Escolares e Públicas, para a renovação da agenda bibliotecária em Ibero-América.

No evento, serão identificadas as prioridades para a renovação da agenda das bibliotecas em Ibero-América, que farão parte da Declaração Ibero-americana de Bibliotecas - que será produzida no marco do Ano Ibero-Americano das Bibliotecas- e o Programa Regional para o Desenvolvimento e Promoção das Bibliotecas Escolares e a Rede Ibero-americana de Bibliotecas Escolares.

Tal como aconteceu com as edições anteriores destas Jornadas, a Rede de Bibliotecas Escolares estará presente, representada por Teresa Santa-Clara, que integrará o painel “Espaço de cocriação”.

Este encontro acontecerá virtualmente nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2021, com transmissão aberta nas páginas do Facebook das instituições organizadoras, e reunirá os responsáveis pelas políticas educacionais, culturais e bibliotecárias da Colômbia e de Ibero-América, bem como especialistas regionais e globais, professores, bibliotecários, mediadores, organizações internacionais e agentes dos setores público, privado e da sociedade civil no campo da leitura, escrita e bibliotecas.

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0